Representado em vários filmes, Pégaso é um cavalo branco alado. Vamos conhecer a história dele?

Pégaso tem origem na Mitologia Grega. Ele é o símbolo da imortalidade. Filho de Poseidon, o deus dos mares, e da Medusa, monstro com cabelos de serpente que transformava os homens em pedra. A história conta que Poseidon era perdidamente apaixonado por Medusa, mas jamais pôde tocá-la. Quando o herói Perseu derrotou a Medusa e cortou sua cabeça, uma gota de sangue dourado do monstro caiu sobre as águas, causando um enorme estrondo. Dessa gota surgiu uma espuma abundante e dela surgiu Pégaso, filho de Poseidon e Medusa.

Muitos homens tentaram capturar ele para domesticá-lo, mas jamais conseguiram. Em certo momento da história, uma Quimera estava devastando a região. O herói Belerofonte decidiu enfrentá-la. Sabendo que ele jamais conseguiria vencer sozinho, Atena, a deusa da guerra, decidiu ajudá-lo. Deu a ele uma rédea de ouro para que conseguisse domar Pégaso. Junto com o cavalo alado, venceu o monstro.

Pégaso Mitologia tri curioso

Leia também: Conheça Caronte, o Barqueiro do Inferno

A vitória deixou Belerofonte orgulhoso e vaidoso, assim decidiu montar o cavalo e ir até o Olimpo, a morada dos Deuses, decidido a se tornar um deles. Zeus não tolerou tal atitude, fazendo com que o cavalo derrubasse o herói. A altura era tamanha que Belerofonte não resistiu a queda.

Zeus permitiu que Pégaso continuasse subindo até os céus, para que este passasse a viver junto das estrelas, onde se transformou em uma constelação, batizada de Pegasus.

Mais histórias sobre Pégaso

Pégaso vivia junto das Musas, filhas de Zeus. Nesse local que ele costumava pastar. Com um de seus coices, surgiu a fonte de Hipocrene, que ficou famosa sendo um símbolo de inspiração para  a poesia.  Os homens acreditavam que quem bebesse a água sagrada da fonte viraria imediatamente um poeta.

Pégaso Mitologia tricurioso

Pégaso é o símbolo da criatividade, dos poetas e da imaginação. Sua história foi muito reproduzida ao longo dos séculos,  sendo um dos principais símbolos da Mitologia Grega.

Você já conhecia essa história? Conta pra nós!