Seja na hora de saudar, fechar um negócio ou dizer adeus, o aperto de mãos está sempre presente e isso acabou despertando minha curiosidade. Afinal, como este gesto surgiu?

Historiadores acreditam que o aperto de mãos surgiu ainda nos primórdios da humanidade, lá no tempo dos homo sapiens. Como bem se sabe, durante este período era importante estar sempre armado para se defender de predadores como o lendário tigre-dentes-de-sabre e também do próprio ser humano que poderia surgir logo a frente. Aqui surge o aperto de mão que simbolizava um gesto de boa fé contra um possível rival de outra tribo. Como assim?

Ao erguer a mão vazia para cumprimentar o outro, o homo sapiens simbolizava que estava desarmado e que esperava um relacionamento pacífico, sem hostilidade. Neste período as mulheres não andavam armadas, logo o aperto de mãos não era utilizado por elas. Podemos ver um pequeno resquício deste comportamento ainda hoje quando, em geral, as mulheres preferem cumprimentos como um abraço ou um simples beijo na bochecha a efetivamente apertar as mãos.

como surgiu aperto maos tricurioso 1

Curiosidade extra

Você sabia que o aperto de mãos tem até um dia só dele? Isso mesmo, assim como o Dia do Beijo ou Dia do Abraço, o Dia do Aperto de Mãos também é importante, sendo comemorado todo dia 21 de junho.

Gostou? Comente!