Curiosidades

Ornitorrincos realmente existem?

Ornitorrincos realmente existem?

Se você já assistiu a Phineas e Ferb certamente deve ter observado que eles possuem Perry, um ornitorrinco de estimação que vive altas aventuras como agente secreto. Isso provavelmente deixou você curioso sobre a existência deste curioso animal e hoje decidi desvendar esta provável dúvida, assim deixando sua mente livre! Hehe.

Pois bem, a resposta é sim! Ornitorrincos existem! Ornithorhynchus anatinus é um mamífero, assim como nós, porém com a diferença de ser semiaquático. Seu habitat natural fica na Austrália e Tasmânia, além disso ele é o único representante da família Ornithorhynchidae e também a única espécie do gênero Ornithorhynchus. Ele é do grupo monotremados juntamente com as equidnas e não existe subespécie dele. Seus hábitos são crepusculares e/ou noturnos, eles se alimentam de crustáceos de água doce, vermes e insetos também. Gostam de viver em rios e lagoas, para tanto possuem patas dianteiras com membranas interdigitais. Outra curiosidade interessante é que os ornitorrincos são ovíparos, cada fêmea coloca dois ovos em média que fica incubando por 10 dias em seu ninho.

Seus dentes são parecidos com os das aves quando nascem, os perdendo ao crescer. Por ser mamífero, as fêmeas não possuem mamas, o leite materno é sugado através de poros. Como defesa, os machos possuem esporões nas patas com veneno que são utilizados contra predadores e também para marcar território. Sua cauda é semelhante de um castor. Outro fato curioso é o de o ornitorrinco estar estampado em uma das faces da moeda de vinte centavos de dólar australiano. Infelizmente, esta é uma espécie ameaçada de extinção. Ah, um detalhe: seus filhotes são adoráveis!

Gostou de conhecer mais sobre o ornitorrinco? Comente!

Leia Também: