Há pouco falamos sobre os ornitorrincos e o fato de compartilhar sua ordem de monotremados com um ser curioso chamado equidna. Mas afinal, você sabe quem é esse animalzinho sensacional?

Pois bem, as equidnas fazem parte da família Tachyglossidae, integram a Ordem Monotremata e também a Classe Mammalia. Elas são extremamente parecidas com ouriços e possuem um corpo cheio de espinhos, além disso sua pelagem é crespa. Medem em média 30 cm e possuem um focinho bastante característico, sendo alongado e contendo sua boca pequenina e sem dentes. Elas se alimentam de formigas e cupins através de sua grande e pegajosa língua.

Seus hábitos são noturnos e em geral, equidnas evitam contato com outros de sua espécie, a não ser que seja época de reproduzir. Sua visão apurada as mantém alertas diante do perigo que quando se aproxima, faz com que elas rolem sobre si, assim protegendo sua barriga. As fêmeas colocam ovos para dar à luz a seus bebês que nascem cerca de 10 dias depois, solicitando o leite materno como todo bom mamífero. Mas sem mais delongas, vamos as incríveis curiosidades que eu prometi!

curiosidades equidna tricurioso 1

5 Curiosidades sobre as Equidnas!

  1. Você sabia que existem quatro equidnas na turma de Sonic the Hedgehod? Knuckles – que possui pele vermelha e espinhos nas mãos – Tikal, Shade e Imperator Ix.
  2. Por ser um habitante constante da Austrália, as pequenas equidnas estão estampadas no verso da moeda de 5 centavos de dólar australiano.
  3. Existem suspeitas de que o famoso Niffer que aparece em Animais Fantásticos e Onde Habitam, aquela gracinha que rouba objetos brilhantes onde quer que vá, seja baseado em uma equidna.
  4. Você sabia que existe um ser mitológico chamado Equidna? Ela é metade serpente e metade mulher, ela faz parte da Mitologia Grega e é filha de Fórcis e Ceto, sendo assim mãe de todos os monstros. É cônjuge de Tifão e teve com ele Cérbero, Ortros, Hidra de Lerna, Quimera, Ladão e Cila.
  5. As Olimpíadas de Sydney em 2000 tiveram como mascote uma equidna de nome Millie.

Gostou das curiosidades? Comente!