Curiosidades

Qual o animal mais raro do mundo?

Infelizmente, o número de animais ameaçados de extinção cresce a cada dia e com isso, espécies acabam se tornando extremamente raras e difíceis de se achar pelo globo. Dentro deste contexto, você conhece o animal mais raro do mundo? É o que hoje iremos descobrir!

Ele se chama leopardo-de-amur e é simplesmente belíssimo! Faz parte de uma subespécie de leopardo e habita a área mais setentrional, também é conhecido como leopardo-siberiano ou leopardo-do-extremo-oriente. Sua diferença das outras subespécies está na pele e também nas pernas mais grossas e peludas, assim sobrevivendo ao frio da taiga. Isso o classifica como única subespécie a se adaptar a climas com neve e extremo frio. Durante a época de frio, seu pelo muda de cor, ficando em tom de creme pálido. Porém, em épocas de calor a pelagem fica mais alaranjada e diminuem a espessura do pelo de 7cm do inverno para 2,5 cm. Os machos podem ser até duas vezes maiores que as fêmeas.

Até pouco tempo existiam apenas 50 espécimes do leopardo-de-amur conhecidas em todo o mundo, seu habitat tem sido constantemente ameaçado em função da agricultura, incêndios florestais e também da odiosa caça clandestina. Felizmente, graças a proteção da Rússia, foi feita mais uma contagem em abril de 2018 que revelou 103 exemplares, assim marcando a primeira vez na década em que a população deste tipo de leopardo ultrapassou 100 animais.

Lindíssimo, não é mesmo? Tomara que sua população continue crescendo!

Você também pode gostar de