Curiosidades

Quem inventou o cappuccino?

Quem inventou o cappuccino?

Aquela delícia quente e cremosa cheia de canela, leite e café que encanta a todos que o tomam durante o inverno se chama cappuccino. Uma paixão nacional e internacional! Porém, você já parou para pensar em quem o inventou?

Pois bem, o termo cappuccino surgiu no século XVI e servia para nomear a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Ordine dei frati minori cappuccini, em italiano) que era uma família franciscana, neste período os frades eram chamados assim por utilizar capuz (que no latim se chama cappa) que era preso ao hábito. Apesar de não se saber exatamente quem foi o gênio por trás da criação desta bebida, sabe-se que ela foi chamada assim justamente por ter uma cor semelhante as vestes dos frades capuchinhos.

Um cappuccino típico italiano é preparado com um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço da espuma do leite vaporizado. Suas variações como cafe latte e macchiato derivam da receita original do cappuccino, a única coisa que muda é a proporção de cada ingrediente. Mas e o chocolate em pó? Este é invenção puramente brasileira. Se você for a uma cafeteria que venda cappuccino italiano com chocolate em pó, saiba que algo de errado não está certo neste cardápio, hein?!

Gostou da matéria? Comente!

Leia Também: