El Chapo é um narcotraficante nascido no México em 25 de dezembro de 1954 ou em 4 de abril de 1957, ninguém sabe precisar ao certo. Hoje ele é considerado um dos mais poderosos traficantes de droga de todo o mundo. Ele também foi um dos barões das drogas mais procurado tanto no México Quanto nos Estados Unidos. Desde a década de 80 que El Chapo – Joaquín Archivaldo Guzmán Loera – era atuante no tráfico de drogas com seu aliado, o Poderoso Chefão Ángel Félix Gallardo. Ao romper sua parceria, El Chapo fundou seu próprio cartel na cidade de Culiacan.

Ele foi preso pela primeira vez em 1993 na ponte internacional de Talisman, na Guatemala, e extraditado para o México onde ficou na prisão de Almoloya. Dois anos depois foi transferido para a prisão de segurança máxima de Puente Grande, Jalisco, de onde fugiu em 19 de janeiro de 2001. Para sua captura, foi oferecido 30 milhões de pesos pelo governo do México e 7 milhões de dólares pelos EUA. Ele foi encontrado apenas em 22 de fevereiro de 2014 pela Marinha do México na cidade de Mazatlan, Sinaloa após ter sido dado como morto em 2013. Uma vez preso novamente, Guzmán conseguiu fugir através de um túnel cavado abaixo dos chuveiros da prisão que tinha 1,5km! Voltaram então a caçada que terminou em 8 de janeiro de 2016 onde ele foi novamente preso por oficiais mexicanos.

quem foi el chapo tricurioso

Guzmán era conhecido por faturar muito dinheiro ao traficar armas e drogas, levando muitos entorpecentes para os Estados Unidos. Seu cartel também tem grande histórico de assassinatos, extorsões e sequestros. Em 19 de janeiro de 2017 El Chapo foi extraditado da prisão que ficava em Ciudad Juárez para a prisão de segurança máxima de Nova York, EUA, onde está até hoje. Uma curiosidade interessante é que ele entrou com processos contra a Netflix pelo documentário produzido sobre sua vida e também por sua aparição na série Narcos.

Bizarra sua história, não é mesmo? Comente!