Em um ovo fertilizado, a gema serve como uma fonte de alimento para o embrião em desenvolvimento. À medida que o filhote amadurece, ele puxa os nutrientes até que esteja forte o suficiente para romper a casca e se juntar aos outros pintinhos na fazenda. Mas você sabia que alguns ovos podem ter duas gemas? Ao longo desse post vamos explorar a causa desse fenômeno incomum.

O sistema reprodutivo de uma galinha consiste em um ovário e um oviduto. O ovário contém gemas não desenvolvidas, sendo que o número de gemas contidas aqui corresponde ao número total de ovos que a galinha pode depositar em sua vida. Estes são liberados no oviduto à medida que cada gema se desenvolve. Isso geralmente ocorre cerca de uma hora após o ovo anterior ter sido colocado. No entanto, quando se trata de frangas jovens ou galinhas muito pesadas, duas gemas podem ser liberadas em algumas horas de uma vez só, dando origem posteriormente aos ovos de gema dupla que conhecemos.

por que alguns ovos tem duas gemas 1

Fatores como hereditariedade podem fazer com que algumas galinhas tenham uma propensão maior para a produção de gemas duplas, mas na maioria das vezes isso ocorre em frangas que estão apenas começando a colocar os seus ovos. Isso é decorrente do fato de que demora um certo tempo para que os seus sistemas reprodutivos funcionem de uma forma 100% adequada. Tipicamente, à medida que as galinhas amadurecem, seus sistemas se estabilizam e produzem um ovo de gema única aproximadamente a cada 25 horas.

Vale destacar que os ovos de gema dupla são seguros para comer e geralmente são até maiores do que os ovos comuns. Os ovos de gema dupla não são extremamente raros (cerca de 1 em cada 1000), mas não são vistos frequentemente nos mercados hoje em dia porque as operações comerciais costumam identificar e separar os ovos desse tipo para serem aproveitados por outras indústrias alimentícias. Curiosamente, de vez em quando, as galinhas podem até produzir um ovo sem gema. Estes ovos raros são conhecidos como “ovos de vento” e geralmente ocorrem durante o primeiro período de postura da galinha.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!