Você já parou para pensar que existe uma possibilidade de haver pequenas criaturas vivendo dentro de você? A maioria das pessoas não gosta da ideia de ser uma espécie de “lar” para pequenas criaturas invisíveis que podem causar danos, mas isso é relativamente comum graças aos parasitas, cujas características vamos explorar ao longo desse post.

Os parasitas são pequenos organismos que obtêm comida e abrigo através de outros organismos. Infelizmente, às vezes esse outro organismo pode ser você, que passa a ser o “hospedeiro” do parasita. Muitos parasitas são transmitidos por comida, água, sujeira, resíduos ou até mesmo através do contato de pessoa para pessoa. Eles são geralmente muito pequenos, variando em tamanhos que vão desde organismos unicelulares invisíveis a olho nu para organismos multicelulares que podem ser vistos sem um microscópio.

o que sao os parasitas 1

Os parasitas geralmente buscam alimento e abrigo em seus hospedeiros. Infelizmente, eles também podem causar danos aos seus anfitriões, já que boa parte dos parasitas são vírus. Alguns dos organismos parasitários mais comuns em crianças incluem giárdias, lombrigas e piolhos. Felizmente, eles podem ser facilmente tratados com medicamentos modernos. Uma vez identificados, eles podem ser tratados e interrompidos antes de serem repassados ​​para os outros.

Entre os citados, os piolhos são provavelmente os parasitas com o qual as pessoas estão mais familiarizadas, especialmente as crianças. Esses minúsculos insetos vivem no cabelo e se alimentam do sangue retirado do couro cabeludo. Os piolhos se espalham facilmente porque eles têm garras que os ajudam a rastejar e a se prender firmemente aos cabelos, roupas e pentes. Os piolhos podem causar irritação e infecções, mas podem ser tratados com shampoos especiais.

Lembre-se que a melhor forma de manter os parasitas longe de você é mantendo uma boa higiene corporal, lavando os alimentos antes de comê-los e enxaguando as mãos com frequência. A sua saúde agradece!

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!