Folclore é o conjunto de mitos e lendas de um povo. No Brasil temos como exemplo de folclores a história do Boto, do Curupira, do Saci… Mas o folclore é presente em diversas culturas e países. Hoje vamos conhecer um pouco do folclore americano. Vamos lá!

  • Sleepy Hollow

Essa é uma lenda bastante conhecida do folclore americano. Essa é a história do Cavaleiro Sem Cabeça. Ela surgiu no século XVIII, quando dois homens disputavam o amor de uma dama. Numa noite, ao sair da mansão da família da dama, o preferido Ichabod Crane é perseguido pelo Cavaleiro Sem Cabeça. Ele seria o fantasma de um soldado hessiano que teve a cabeça arrancada por uma bala de canhão durante uma batalha. Após a perseguição, Ichabod desaparece misteriosamente da cidade, deixando a mão da donzela para seu concorrente. A lenda conta que o cavalheiro continua aparecendo no local, pois está a procura de sua cabeça perdida.

sleepy hollow tricurioso

  • Blood Mary

Ou Maria Sangrenta para os brasileiros íntimos. Aliás, aqui no Brasil essa lenda tem sua versão, como a Loira do Banheiro. A história conta que Mary era uma jovem linda, que foi morta por um cirurgião. Antes de morrer, ela escreveu o nome de seu assassino no espelho. Por lá ela só aparece para aquelas pessoas que cometem alguma injustiça.

Blood Mary tri curioso

Leia também: Conheça a Lenda do Lobisomem

  • Big Foot

Ou melhor, o Pé Grande, é uma das criaturas do folclore mais avistadas nos Estados Unidos. Descrito como um enorme macaco branco, que habita o norte da América do Norte. Não há provas de que realmente exista.

  • The Jersey Devil

Essa é uma lenda do Sul de New Jersey. O demônio de Jersey é descrito como tendo corpo de canguru, cabeça de cabra, asas de morcego, chifres, braços pequenos, garras afiadas, cascos e um rabo de tridente. A história conta que em 1735 uma bruxa estava dando à luz ao seu décimo terceiro filho, e declarou que ele era filho do próprio diabo. A criança nasceu normal, mas aos poucos foi se transformando em um monstro.

Você conhecia essas lendas? Conta pra nós!