Na Mitologia Grega, Hermes era um dos deuses do Olimpo. Era filho de Zeus e de uma ninfa chamada Maia.  Ele era deus mensageiro, muito adorado pelos gregos. Também era o deus dos pesos e medidas, dos viajantes, do comércio. Também era considerado patrono da ginástica, dos ladrões, dos diplomatas, da astronomia…

A história de Hermes

As histórias contam que ele nasceu na cidade de Arcádia. Desde seu primeiro dia de vida realizou muitos feitos. Hermes furtou cinquenta vacas do rebanho do seu irmão Apolo. Quando foi questionado, negou o furto. Eles somente se acertaram quando Hermes criou uma Lira e deu de presente a Apolo. Após esse furto, ele foi consagrado deus dos ladrões.

deus hermes tricurioso

Assim foi admitido no Olimpo como um dos grandes deuses. Hermes também criou o fogo, os sacrifícios e sandálias mágicas. Hermes foi um dos deuses mais populares na antiguidade.

Desde pequeno Hermes se destacou pela sua inteligência e astúcia. Ele carrega consigo um caduceu, que é um bastão alado com duas cobras entrelaçadas. Ele criou para si um par de sandálias aladas, para que pudesse viajar mais rápido em suas missões de mensageiro.

Ele representa  a jovialidade, pois viaja por todos os lugares do mundo, sempre rapidamente, sem nunca parar. Isso o tornou o deus protetor das estradas. Hermes foi o único filho fora do casamento de Zeus que não despertou ira em Hera, sua esposa. Seu carisma e inteligência conseguiram conquistar a afeição da deusa.

deus hermetri curioso

Leia também: 10 coisas que você não sabia sobre Mitologia Grega

Também se diz que ele inventou o alfabeto, os números, a astronomia, a ginástica, as medidas e pesos entre muitas outras coisas.

Origem do mito de Hermes

Não se sabe ao certo a origem do seu mito. Porém especula-se que ele seja cultuado desde o Neolítico. O que se sabe com certeza é que o culto a ele estava estabelecido na Grécia desde uma época muito remota.

Você conhecia esse mito? Conta pra nós!