Mitologia Grega é o estudo dos mitos, deuses e lendas antigas.  A maioria das histórias possui caráter religioso e popular. Os mitos gregos contam a história da origem do mundo, como viviam deuses e deusas, criaturas mitológicas, semideuses, ninfas, uma enorme variedade de seres mitológicos.

As narrativas fantásticas das quais abrangem a mitologia grega foi a maneira encontrada pelos gregos de explicar o sol e a chuva, a vida e a morte, o amor e a guerra, as tempestades, os eclipses. Foi uma maneira de preservar sua história.

mitologia grega tricurioso

 

Leia também: O que a ave fenix representa?

10 coisas que você não sabia sobre Mitologia Grega

  1. Zeus não foi o primeiro, os titãs dominavam antes dele. O titã Cronos, pais de Zeus, devorava os filhos que tinha com Rhéa. Apenas depois de derrotar os titãs, Zeus tomou o trono de Olimpo. Passou a governar ao lado da esposa, Hera, e seus irmão Poseidon e Hades.
  2. Os três irmãos dividiram o universo: Zeus ficou com o céu e a terra, Poseidon com os mares e Hades com submundo.
  3. A primeira filha de Zeus, chamada Artémis, pediu ao pai para permanecer virgem para sempre. É a deusa da caça e protetora dos animais selvagens.
    artemis tricurioso
  4. A expressão narcisista nasceu de Narciso, um lindo rapaz que ao ver seu reflexo em um lago apaixonou-se pela sua própria beleza. Querendo abraçar sua imagem, Narciso caiu no lago e afogou-se. Afrodite, a Deusa do Amor transformou Narciso em uma flor.
  5. Hefesto, filho de Zeus e Hera foi rejeitado por ter nascido coxo, então Hera, deusa da família, arremessou Hefesto do Monte Olimpo. Ele despencou por nove dias, até cair no oceano e ser criado por Tétis, mãe de Aquíles.
  6. Pandora foi a primeira mulher da raça humana, criada por Zeus, feita de água e terra.
  7. Apolo e Poseidon foram os responsáveis pela criação das muralhas de Tróia.
  8. Nem todos os deuses eram adorados, Ares, Deus da Guerra, personifica o derramamento de sangue, enquanto sua irmã Atena representa uma batalha justa e estratégica. Ares era um deus detestado pelas pessoas, inclusive os pais o olhavam com desdém.
  9. Ao morrer, os gregos eram enterrados com moedas nos olhos, para pagar tributo ao barqueiro Caronte, para atravessarem o mundo dos mortos.
  10. Medusa tinha duas irmãs e ambas eram imortais, somente Medusa era mortal, por isso foi alvo de Perseu, que lhe cortou a cabeça.

Você já conhecia essas curiosidades? Conta pra nós!