Nabucodonosor foi o imperador mais conhecido do Império Babilônico. Ele ficou no poder por aproximadamente 43 anos. Seu pai, Nabopolassar foi rei da Babilônia antes dele.

Quem foi Nabucodonosor?

Ele reinou entre 604 a.C e 562 a.C. Antes de assumir o trono ele era comandante do exército babilônico. Nabucodonosor recuperou toda a glória da Babilônia, que estava em declínio desde 1850 a.C. Em sua liderança, o império ficou conhecido por Império Neobabilônico.

Ele liderou três invasões babilônicas contra Judá. Levou consigo diversos cativos. Ele também saqueou o Templo de Salomão.

nabucodonosor tricurioso

Leia também: Quem foi Alexandre, o Grande?

Em 587 a.C Nabucodonosor passou a sitiar Jerusalém até que a cidade de Judá caiu sob o domínio do rei. Novamente ele levou consigo um grande número de cativos, deixando apenas os mais pobres para trás. Jerusalém toda foi arrasada e junto com ela o Templo de Salomão foi destruído.

Ele também liderou vários ataques contra outras nações, como Tiro e o Egito.

As construções do Rei Nabucodonosor

Ele foi um grande estrategista militar e um importante construtor. Ele transformou a Babilônia em uma cidade grande e imponente. Embelezou a cidade, restaurou muitos templos, construiu uma avenida que cortava a cidade para a procissão de Marduque, um deus pagão babilônico.

Sua construção mais famosa foi os Jardins Suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do Mundo Antigo. Esses jardins eram um conjunto de árvores plantadas em calçadas elevadas sustentadas por pilares que simulavam uma região montanhosa. Acredita-se que ele tenha feito esse jardim como presente para sua esposa Amitis, que era natural de uma região montanhosa.

jardim babilonia tricurioso

O fim da vida de Nabucodonosor

Ele foi um grande rei, construtor e líder. Mas também foi cruel. Ele puniu todos os judeus que mantinha em cativeiro, jogando-os em uma fornalha ardente.

Ao fim da sua vida, foi acometido por uma severa doença mental. Seus sintomas foram classificados como licantropia. Ele se comportava como um lobo, acreditava ser um animal. Ele sobreviveu a loucura e morreu em 562 a.C, com 74 anos de idade.

Você conhecia essa história? Conta pra nós!