Em muitas sociedades, a cor branca costuma ser associada à pureza e à virtude, sendo essa uma das principais razões pela qual algumas noivas optam por usar vestidos brancos, especialmente nos países ocidentais. Regularmente você também pode ouvir alguém falar que as noivas se casam com um vestido branco simplesmente porque “é tradição”. Mas você sabia que historicamente o branco não era a única cor considerada para esses vestidos?

De fato, outras cores eram escolhidas com muito mais frequência que o branco para os vestidos de noiva. Durante muitos séculos nas sociedades ocidentais, os vestidos apresentavam cores diferentes por razões de praticidade. As noivas tendiam a comprar um vestido que pudesse ser usado novamente, independente da cor, ou simplesmente usavam o melhor vestido que já possuíam. E, convenhamos, um vestido branco não é bom em termos de praticidade, já que é difícil mantê-lo limpo e ele não é ideal para muitas situações cotidianas ou para o uso repetido. Mas então, por que tantas noivas passaram a vestir branco?

por que as noivas tradicionalmente se casam de branco 1

Bem, toda essa tradição surgiu graças a uma tendência que começou com o casamento da Rainha Vitória com o Príncipe Albert em 1840. Não muito diferente de hoje, os casamentos reais recebiam uma grande cobertura e eram bastante comentados entre o público. Embora não houvessem tantos meios de comunicação como hoje, os casamentos reais já eram conhecidos por criar várias tendências.

As núpcias da rainha Vitória e do príncipe Albert não foram exceção, de modo que a Vitória optou por usar um vestido branco supostamente para mostrar a fina renda produzida pela indústria de renda britânica, que estava enfrentando problemas financeiros na época. Sua escolha de moda foi amplamente divulgada em jornais e revistas e logo influenciou o mercado doméstico. Inicialmente adotada por noivas mais ricas, a tendência de um vestido branco acabou se espalhando para todas as outras classes sociais e acabou virando “tradição” no século XX.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!