O Cometa Halley é algo extremamente conhecido e falado por gerações, entretanto se você nasceu após 1986 como eu, certamente ainda não o viu. Mais pode ficar tranquilo, você verá em 2061! (Eu terei 65 anos nessa época!!!)

Pois bem, o Cometa Halley – oficialmente chamado 1P/Halley – é um cometa periódico que vemos a olho nu da Terra de 74 a 79 anos, mais ou menos. É o único cometa possível de ver a olho nu que aparece durante uma só geração. Sua aparição é registrada desde 240 a.C em arquivos encontrados na China, Babilônia e crônicas da Europa Medieval. Porém, durante esses períodos ninguém foi capaz de identificar que era sempre o mesmo cometa. A primeira vez que sua periodicidade foi comprovada ocorreu em 1705 através dos olhos do astrônomo inglês Edmond Halley, por isso o nome do cometa. 😉

cometa halley tricurioso

Quando apareceu em 1986, o cometa foi o primeiro a ser observado com todos os detalhes possíveis através de uma espaçonave, assim fornecendo os primeiros dados de seu núcleo, mecanismo de cabeleira e cauda. Foram essas informações que comprovaram as mais diversas hipóteses sobre sua composição, principalmente as feitas por Fred Whipple. Segundo ele, cometas são bolas sujas de gelo, ou seja, cometas são compostos por uma mistura de gelos voláteis formados por água, dióxido de carbono e amônia junto com a poeira cósmica.

Através das observações feitas recentemente, essa ideia foi reformulada e hoje se sabe que o Cometa Halley é composto por uma camada de materiais não voláteis como poeirentos, apenas uma pequena parte do cometa é formada por gelo.

Já estou ansiosa para a passagem do Cometa Halley, e você? Comente!