Muitas vezes ouvimos nomes referentes a partes do corpo, porém talvez não saibamos exatamente onde elas ficam e como funcionam. É o caso do fêmur e hoje vamos descobrir um pouco mais sobre esta vital parte.

O fêmur é o nosso osso mais longo e volumoso, ficando localizado na coxa. Também é nosso osso mais forte, para quebra-lo você precisa ser realmente muito azarado. Para você ter uma ideia, este osso é capaz de suportar 1230 kg de pressão por centímetro quadrado. O fêmur é formado por diáfise, a epífise proximal que cresce se alongando, através de um pescoço até sua cabeça esférica que faz a articulação com o osso do quadril – ou osso coxal. Abaixo temos uma epífise distal que possui dois côndilos que se ligam a tíbia e a patela.

o que e femur tricurioso 1

Como disse acima, é nosso maior osso e para você ter noção disso, uma pessoa com 1,80 m possui um fêmur de cerca de 50 centímetros! Uma curiosidade interessante é que em geral o fêmur direito é um pouquinho menor do que o esquerdo. Sobre sua formação, temos a cabeça, o colo, o trocante maior e o trocante menor, isso além da linha áspera e os côndilos femorais.

Gostou da informação? Comente!