Se você é uma daquelas pessoas que apreciam vários tipos de bebidas diferentes, já deve ter notado que cada drink geralmente exige um tipo específico de taça ou copo. Mas será que essa variedade de taças e copos realmente serve a um propósito ou segue apenas uma “tradição”? Seria o tipo do copo uma forma de enriquecer a experiência dessa bebida?

Na prática, tudo se resume a duas coisas: aroma e temperatura da sua bebida. Por exemplo, o champanhe é sempre servido adequadamente em um “flute”, um tipo de taça com cabo alto e bojo comprido em forma de V. A sua estrutura estreita ajuda a preservar as bolhas de gás características desse drink. Qualquer outro tipo de taça ou copo faria com que as bolhas desaparecessem rapidamente, prejudicando o sabor da bebida.

por que existe um copo especifico para cada tipo de bebida 1

As taças chamadas “snifters” são usadas para o consumo do conhaque, já que têm grandes fundos redondos que devem ficar presos na mão para que o seu conteúdo seja suavemente aquecido. Além disso, a sua “boca” apresenta uma abertura menor do que o diâmetro da base, permitindo assim que o aroma fique preso no topo e agrade os olfatos mais exigentes. Já a cerveja lager é tradicionalmente servida em um copo alto pilsner, que é projetado para mostrar a tonalidade dourada da cerveja com o seu colarinho cheio de espuma. Por outro lado, as taças de vinho têm caules longos para que a mão não aqueça a bebida, além de um um recipiente grande para facilitar a agitação da bebida para arejá-la adequadamente, o que ajuda a realçar o seu aroma.

Com tantas opções, muitas vezes decidir quais você deve comprar pode ser uma tarefa difícil. No entanto, alguns especialistas afirmam que usar um tipo específico de taça ou copo é algo mais voltado para aqueles que buscam uma experiência mais profunda ao consumir uma determinada bebida. Além disso, lembre-se que de nada adianta usar uma taça super cara se a bebida em questão tiver uma qualidade ruim. Nesses casos, nem mesmo a melhor taça disponível no mercado irá fazer milagres.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!