A medicina é uma área curiosa da saúde e o nome de seus especialistas sabe nos deixar curiosos. Afinal, você sabe o que faz um Coloproctologista?

Pois então, a coloproctologia é uma das diversas especialidades médicas, ela faz parte da área cirúrgica e estuda doenças que ocorrem no intestino grosso, reto e ânus. É ela que irá cuidar de diagnósticos após procedimentos médicos conhecidos como colonoscopia, manometria e ultrassonografia endorretal.

Seu nome é derivado de três palavras: colo (cólun) que simboliza a parte do intestino grosso que fica entre o íleo e o reto; procto que significa ânus e – por extensão – reto; logia que significa estudo, ciência. Anteriormente, os especialistas desta área eram conhecidos apenas como proctologistas, porém com a inclusão de estudos e soluções para doenças no intestino grosso, o nome mudou para coloproctologista.

o que faz coloproctologista tricurioso 1

Leia também: O que faz um nefrologista?

O primeiro proctologista conhecido pela literatura médica foi John Arderne que viveu de 1307 a 1392, foi ele o primeiro autor sobre o assunto, era um cirurgião inglês que hoje é considerado o pai da proctologia. Sua mais conhecida publicação compreende o tratamento de fístula anal.

Interessante, não é mesmo? Comente!