Imagine que você está acordado até altas horas da noite maratonando séries quando de repente bate aquela fome. Na cozinha, você abre o saco de pães e descobre que o único que restou apresenta mofo em um dos lados. Agora vamos supor que, na tentativa de evitar o desperdício, você resolve cortar e jogar fora a parte mofada e aproveitar a outra parte supostamente “intacta”. Mas será que apenas jogar fora a parte com mofo e aproveitar o resto do pão realmente evita quaisquer problemas com fungos?

Primeiramente, é importante deixar claro que, embora o mofo possa parecer relativamente inofensivo, ele pode ser muito prejudicial. Na verdade, existem centenas de milhares de variedades de mofo, sendo que boa parte delas causam alergias e problemas respiratórios. Em alguns casos, esses bolores produzem micotoxinas, que são venenos capazes de deixar as pessoas e quaisquer outros animais doentes. E adivinha onde uma das micotoxinas mais famosas (a aflatoxina) costuma crescer? Em grãos e no trigo, duas coisas que compõem a receita de muitos tipos de pães. A aflatoxina é um dos tipos de mofo mais estudados e monitorados por aí, mas apesar de toda a atenção, ela não foi totalmente erradicada, embora fábricas em todo o mundo sejam monitoradas para garantir que os níveis de aflatoxina permaneçam dentro dos limites aceitáveis​.

podemos retirar a parte com mofo do pao e comer o resto 1

Mas vamos voltar ao nosso pão que possui mofo em um dos lados. Será que está tudo bem se você cortar as partes mofadas e comer o resto? Na verdade, o consumo de qualquer alimento mofado (incluindo o pão) é totalmente desaconselhado por especialistas, ainda que você corte a parte mofada e a jogue fora. Isso acontece porque o que você vê na parte mofada do pão é apenas a ponta de toda a “colônia” do mofo. Além dessa parte facilmente perceptível, o mofo possui raízes onde as micotoxinas gostam de crescer, que muitas vezes não são visíveis a olho nu. Além disso, bactérias invisíveis que podem estar no pão também podem deixá-lo doente.

Então, da próxima vez que você for comer o seu pão, observe-o com bastante atenção. Se houver algum tipo de mofo na superfície, é melhor procurar um outro lanche para saciar a sua fome. A sua saúde agradece!

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!