Navegar na internet nunca foi tão comum, todos os dias milhares e milhares de pessoas acessam os mais variados sites. Os navegadores são peças fundamentais para que possamos visualizar nossas pesquisas online e existem vários deles. Hoje iremos fazer uma comparação entre os navegadores Edge, Firefox, Chrome e Opera para vermos qual destes é o melhor.

Google Chrome

De longe ele é o navegador mais popular de todos, tanto para usuários de dispositivos móveis, quanto de computadores. O Chrome foi lançado em 2008 e logo ganhou fama, principalmente por ser bastante prático de usar. Ele é o mais rápido de todos os navegadores que iremos falar aqui hoje, além de ser bem mais leve.

O Chrome também possui um leitor de Flash e PDF embutido, facilitando um pouco mais a vida dos usuários. Além de tudo isso, ele possui seu próprio gerenciador de tarefas e também tem o modo anônimo que funciona perfeitamente. A privacidade do navegador pode ser o aspecto mais preocupante, já que a empresa é famosa por coletar e armazenar dados dos usuários. Quando se trata de segurança, o Chrome promete proteger automaticamente de problemas como phishing e sites perigosos.

Firefox

O navegador entra na lista de um dos mais populares que temos atualmente por conta da sua versatilidade. Ele permite que possamos importar históricos, senhas e favoritos que estão em outros navegadores. O Firefox surgiu em 2002, é bastante leve e não possui problemas com compatibilidade com sites. O Firefox promete navegação privativa que protege o usuário de rastreamento. O suporte que a Mozilla disponibiliza online é um dos melhores que podemos encontrar atualmente. Ele é um dos fortes concorrentes do Google Chrome, prometendo inclusive utilizar 30% a menos de memória quando comparado ao Chrome.

Navegador

Opera

Embora atualmente esteja um pouco esquecido, o Opera ainda é um bom navegador. As ultimas atualizações dele trouxeram bloqueador de anúncios integrados, economia de bateria e VPN gratuita. Assim como o Chrome, o Opera recolhe informações dos seus usuário, mas ao invés de só armazenar, ele compartilha com parceiros confiáveis. O navegador possui a função de “continuar de onde parei” que ajuda bastante caso você esteja vendo algo importante e feche acidentalmente a aba, você pode voltar exatamente do ponto que parou. A versão americana do Opera contém a opção de comando de voz para que usuários que possuem algum tipo de deficiência possa utilizar tranquilamente.

Edge

Ele é uma versão atualizada do Internet Explorer e bastante parecido com o seu antecessor. O Edge consegue detectar sites de phishing e maliciosos e foi promovido pela Microsoft como mais seguro que o Google Chrome. Comparado a outros concorrentes, esse navegador consome menos memória RAM. Nele também é possível utilizar a guia anônima, assim não deixando salvo nenhum histórico, nem senha. A Microsoft não repassa os dados dos usuários para terceiros e garantem não armazenar as informações que recebem. Ele não possui nenhum tipo de extensão.

Mas afinal, qual desses é o melhor? Bom, O Google Chrome se torna o melhor para quem vive navegando, ele é simples, prático, leve  e o mais rápido que conseguimos encontrar atualmente, porém, se você quiser utilizar um navegador com poucos recursos e seguro, vale a pena utilizar o Opera, inclusive caso você esteja fazendo algum trabalho online e feche a aba, pode voltar sem perder nada.

Gostou das curiosidades de hoje? Compartilha e Comenta esse post!