Nosso país é muito grande e diversificado. Em toda sua extensão, encontramos diversos costumes, folclores, mitos, histórias, danças tradicionais. Hoje vamos lhe apresentar o Bumba meu boi. Você conhece sua história? O que ele é, qual seu significado? Vem que eu te conto.

O que é o Bumba meu boi?

Bumba meu boi, também conhecido por Boi-bumbá, é uma dança folclórica popular no norte e nordeste do Brasil. A dança conta com personagens humanos e animais fantásticos, e gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.

A festa de celebração ao Bumba meu Boi envolve danças, músicas, desfiles e teatro. O boi é o personagem principal da celebração. A apresentação une amor, sátira, drama e tragédia.

bumba tri curioso

Leia também: Por que a carne do boi é vermelha e a do frango é branca?

O que diz a lenda do Bumba meu boi?

A lenda é a seguinte: Há muito tempo atrás um fazendeiro rico tinha um boi muito bonito, ele era o seu preferido na fazenda toda. Esse boi era muito amado pelo fazendeiro, ele sabia inclusive dançar. Nessa fazenda havia um casal de trabalhadores, Catarina, a esposa, estava grávida e com desejo de comer língua de boi. Pai Chico, seu marido, rouba então o boi preferido do fazendeiro. Ao notar a ausência de seu animal, o fazendeiro coloca todos os empregados para procurá-lo. Eles o encontram morto já. Desconsolado o fazendeiro chama curandeiros para tratarem do boi, e eles conseguem ressuscitá-lo. O fazendeiro perdoa Pai Chico e todos celebram a saúde do boi com uma grande festa.

bumba meu boi tri curioso

A origem da celebração

Não se sabe ao certo a origem da celebração, que surgiu no norte do país. O que se sabe é um episódio ocorrido no período da dominação holandesa em Pernambuco. Esse episódio foi chamado de episódio do Boi Voador e foi a partir dele que evoluiu para a lenda que contamos hoje.

Você conhecia essa história? Conta pra nós!