Cobra-coral é o nome de um grupo de serpentes que compõe a família Elapidae, existem cerca de 16 espécies de de corais que compõe o grupo do Velho Mundo e 65 espécies de corais do Novo Mundo. Já as falsas cobras-corais são aquelas que mimetizam as reais, ou seja, evoluem para se parecer com outra espécie e espantar os predadores. Mas afinal, como faço para diferenciar uma da outra?

Existe um ditado popular que diz: Vermelho com amarelo perto, fique esperto. Vermelho com preto ligado, por ficar sossegado. Ou seja, segundo o dito, cobras vermelhas com amarelas são verdadeiras enquanto as vermelhas com pretas seriam falsas. Entretanto, este é um dado mentiroso já que as falsas-corais são totalmente capazes de mimetizar as cores de uma cobra-coral verdadeira de forma perfeita.

cobra coral verdadeira vs falsa tricurioso 1

Para diferenciar a coral verdadeira da falsa é preciso observar os dentes, isso mesmo que você leu. A cobra-coral verdadeira possui dentes do tipo proteróglifa, ou seja, possuem dois dentes inoculares e peçonhentos que ficam na parte anterior do maxilar superior. Esta é uma dentição extremamente forte e não retrátil característica deste grupo que não foi mimetizada pelas corais falsas. Ou seja, em caso de perigo, olhe os dentes da cobra. Na verdade, em caso de perigo apenas corra mesmo e salve-se quem puder.

Gostou da curiosidade? Comente!