Todos os animais possuem uma expectativa de vida que consiste em uma média geral dos anos que vive, já falamos aqui sobre a expectativa de vários animais como Quantos anos vive um crocodilo? ou ainda Por que as tartarugas gigantes vivem tanto tempo?. Porém, você sabe qual é o animal vertebrado com a vida mais longa?

Seu nome é tubarão-da-Groenlândia, sendo este um dos maiores tubarões do mundo, podendo chegar a 6,5 metros em média, entretanto se tem registro de um desses belíssimos animais que chegou a 7,3 metros! O Somniosus microcephalus, nome científico do tubarão, é conhecido por ser bastante diferente dos demais e também por se mover lentamente através das colunas d’água. Ele migra de forma barimétrica, assim passando dia e noite em profundidades diferenciadas, além disso é comum que acabem ficando cegos em função de um parasita que se alimenta de seus fluidos oculares.

qual animal maior expectativa vida tricurioso

Mas afinal, quanto tempo esse ‘bichinho’ vive? Apenas uma média, assim… De 400 anos! Isso mesmo, meu caro, existem registros de tubarões-da-Groenlândia que viveram 392 anos!!! São animais extremamente longevos, chegando a essa incrível marca de 4 séculos… Já pensou tudo o que apenas um espécime de sua raça deve ter visto ao longo de sua extensa vida? Outra curiosidade interessante é que por viver em grandes profundidades, este tubarão possui elevada concentração de N-óxido de trimetilamina na carne, assim sendo um animal tóxico para consumo humano. Entretanto, na Islândia eles conseguem burlar o sistema e reduzir o nível das toxinas, tornando-o assim uma iguaria local.

O tubarão-da-Groenlândia vive a mais de 1.200 metros de profundidade no Ártico e mares do norte do Atlântico, entretanto já foi possível observa-lo na Argentina e também na Antártida. Ele se alimenta de peixes e focas, o curioso é que cavalos, ursos-polares e alces já foram encontrados nos estômagos desses animais. Como? Ninguém sabe.