O Desastre de Bhopal ocorreu entre 2 e 3 de dezembro de 1984 e foi o pior desastre industrial de toda a história. Ele ocorreu devido ao vazamento do gás isocianato de metila (MIC) que é altamente tóxico e atingiu mais de 500 mil pessoas! A fábrica de pesticidas Union Carbide India Limited (UCIL) ficava localizada em Bhopal, na Índia, e foi de lá que partiu o gás que atingiu inúmeras cidades vizinhas.

O número oficial de mortes imediatas foi de 2.259, após houveram 3.787 mortes relacionadas com o vazamento. Além disso, houveram 558.125 feridos sendo destes 38.478 parciais temporários e 3.900 graves e incapacitantes de forma permanente. Duas semanas após o vazamento, estima-se que mais 8 mil pessoas faleceram e após, mais 8 mil devido a doenças causadas pelo gás.

Até hoje a causa do acidente é debatida, o governo afirma que foi devido ao mal gerenciamento das folgas e também a manutenções mal feitas que teria feito com que a manutenção de rotina do tubo causasse refluxo de água até um tanque MIC, assim desencadeando todo o desastre. A Union Carbide Corporation (UCC) diz que a água entrou no tanque devido a sabotagem realizada por alguém.

desastre de bhopal tricurioso 2

Independente da crença de cada um, em junho de 2010 sete ex-funcionários – incluindo o ex-presidente da UCIL – foram presos e condenados por morte devido negligência, assim sendo sentenciados a dois anos de prisão e multa de 2 mil dólares cada, vale ressaltar que esta é a punição máxima permitida pela lei indiana. Também havia um oitavo ex-funcionário condenado, entretanto ele faleceu antes do resultado do julgamento.

Outros atenuantes do desastre foi a sobrecarga no sistema de saúde local após o vazamento, médicos mal treinados para a situação e também a falta de conhecimento para tratamentos adequados a inalação daquele terrível gás. Na ocasião foram realizados funerais e cremações em massa. Foi nesta ocasião que a famosa fotografia ‘Garota do desastre de gás de Bhopal’ foi retirada pelo fotógrafo Pablo Bartholemew que lhe gerou o Prêmio de Foto do Ano do World Press Photo em 1984. A identidade da jovem até hoje é desconhecida.

desastre de bhopal tricurioso 1

Como consequência a tragédia, grande partes das árvores da área se tornaram estéreis, também houveram inúmeras carcaças de animais que incharam e tiveram que ser imediatamente descartadas, 2 mil búfalos, cabras e outros animais foram enterrados. Em função de não saberem o que ainda era seguro ingerir, recursos como água e comida se tornara escasso na região, além disso a pesca foi proibida devido a contaminação.

O mais assustador é que já em 16 de dezembro os tanques com o gás remanescente foram esvaziados e a produção na fábrica retornou, o que levou as pessoas a evacuarem em massa a cidade. Foi criada a Lei de Desastres de Vazamento de Gás de Bhopal onde o governo tinha agora autorização para representar todas as vítimas do acidente. 200 mil crianças foram expostas ao gás, entretanto não demorou para que fosse declarado que o ar, água, vegetação e alimentos em Bhopal já eram seguros, entretanto o consumo de peixe continuou proibido.

Assustadora uma situação como esta, não é mesmo? Comente!