Usar o vaso sanitário é uma daquelas coisas que todos nós fazemos praticamente todos os dias de nossas vidas. Por conta disso, geralmente não pensamos muito sobre como ele surgiu ou quem foi o responsável por criar essa invenção tão popular. No entanto, o vaso sanitário tem uma história bem interessante que você pode acompanhar ao longo desse post.

Ninguém sabe ao certo como os primeiros seres humanos na Terra administravam o processo diário fazer as suas “necessidades”. No entanto, se você já sentiu vontade de esvaziar a barriga em um lugar onde não havia um banheiro sequer por quilômetros, provavelmente já deve ter uma ideia de como as coisas devem ter funcionado naquela época. Os banheiros com algum tipo de sistema de água para eliminar os resíduos humanos através de um esgoto têm raízes que são provavelmente mais antigas do que você imagina. Historiadores acreditam que alguns deles foram desenvolvidos pela Civilização do Vale do Indo há 5 mil anos!

Mas apesar da existência desses banheiros antigos, o vaso sanitário como conhecemos hoje é uma invenção muito mais recente. A invenção do vaso moderno é geralmente conferida ao inglês Sir John Harrington, que inventou o sistema de descarga em 1596. O vaso de Harrington incluía uma válvula de descarga que liberava a água de um tanque para lavar os resíduos no recipiente. Ele chamava seu vaso de “Ajax” e uma de suas primeiras instalações foi para a sua madrinha, a rainha Elizabeth I, no Richmond Palace. No entanto, ainda levaria um tempo para que o sistema de descarga desenvolvido por Harrington, o autoclismo, ganhasse popularidade.

quem inventou o vaso sanitario 1

Sir John Harrington e o seu projeto.

Os avanços na tecnologia que acompanharam a Revolução Industrial ajudaram a estimular o desenvolvimento do vaso sanitário moderno com descarga. O escocês Alexander Cumming foi a primeira pessoa a patentear um design de descarga sanitária com sifão em 1775. Curiosamente, seu design ainda é incorporado de alguma forma em praticamente todos os vasos de hoje em dia. Se você já olhou de perto um vaso sanitário, especialmente na parte de trás, já deve ter visto que ela apresenta um caminho curvo em forma de S. Esse design permite que os gases do esgoto não subam à superfície e consequentemente escapem para o ar do seu banheiro.

Se você olhar para a história dos vasos sanitários com mais profundidade, talvez se depare com um outro nome: Thomas Crapper. Muitas pessoas dão crédito a Crapper por inventar o autoclismo. Embora ele nunca chegou a reivindicar essa invenção, Crapper era um encanador popular na Inglaterra e que realmente tinha patentes de melhorias para a tecnologia de sanitários no final do século XIX.

O que seria da nossa sociedade moderna sem o vaso sanitário, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!