Por ser uma erva muito comum na região do Mediterrâneo, o orégano sempre foi usado no preparo de centenas de receitas populares, incluindo temperos, molhos e coberturas. A sua versatilidade vem do fato de que ele pode ser geralmente encontrado tanto na forma fresca quanto na forma desidratada (seca). Mas apesar de muitos de nós ainda considerarmos essa erva como um simples tempero ou simplesmente algo extra para colocar nas pizzas, o orégano possui vários ingredientes ativos que são capazes de tratar muitas doenças diferentes. Que tal conhecer alguns dos seus benefícios?

Combate infecções

Os antioxidantes presentes no orégano desempenham um papel combatente para afastar infecções virais que deixam efeitos nocivos no corpo. Estudos indicam que o carvacrol presente no orégano consegue combater eficazmente viroses que se manifestam através de sintomas como náuseas, dores de estômago e diarreias. De acordo com outro estudo, o carvacrol e o timol (também presente no orégano) inativaram 90% do vírus herpes simplex em um curto período de tempo.

quais sao os beneficios do oregano para a saude 1

Possui antioxidantes

Vários estudos já mostraram que o orégano possui uma grande quantidade de antioxidantes, que são compostos que combatem os danos causados pelos radicais livres no organismo. É do conhecimento comum que os radicais livres podem causar danos significativos, já que além de promoverem o envelhecimento precoce, eles podem ser tóxicos ao nosso organismo. A boa notícia é que, graças a carga saudável de antioxidantes do orégano, você pode obter benefícios incríveis que ajudam a reverter esse quadro.

Ajuda a tratar cólicas menstruais

Muitas mulheres não sabem, mas o orégano é ótimo para aliviar cólicas menstruais, já que serve como um analgésico natural. De fato, essa erva é altamente capaz de reduzir a intensidade das dores e o desconforto durante a menstruação. Você pode simplesmente mastigar folhas de orégano frescas três vezes ao dia para combater cólicas dolorosas ou consumi-las em forma de chá para ajudá-la a lidar esses sintomas desconfortáveis que são comuns entre uma grande parcela da população feminina.

quais sao os beneficios do oregano para a saude 2

Combate parasitas intestinais

Parasitas intestinais indesejáveis podem habitar no trato gastrointestinal e causar um desconforto considerável, além de aumentar os riscos do surgimento de doenças graves. Uma maneira natural de eliminar parasitas intestinais é usar o óleo de orégano ou simplesmente tomar o chá dessa erva. O timol e o carvacrol presentes em sua composição vão combater esses parasitas sem causar efeitos colaterais.

É bom para o coração

O orégano também é muito bom na manutenção da saúde do coração. Essa erva é uma incrível fonte de potássio, que por sua vez melhora o fluxo de fluidos no sistema cardiovascular. Além disso, ele também alivia as frequências cardíacas e regula os níveis de pressão arterial.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!