Ela se chama Estátua da Unidade e fica localizada em Kevadya, Gutarat, Índia. Fica de frente para a conhecida Barragem de Narmanda e foi criada em homenagem ao líder do Movimento de independência da Índia chamado Vallabhbhai Patel. O monumento e seus arredores ocupam 20 mil metros quadrados onde podemos ver um lago artificial de 12 km².

Mas vamos ao que interessa, quanto mede essa estátua tão grandiosa? ‘Apenas’ 182 metros! Pra construí-la o governo separou um orçamento de 420 milhões de dólares que, após, foi dado ao vencedor Larsen & Toubro destinado a dar vida ao sonho. O valor deveria incluir o projeto, construção e manutenção do monumento, seu revestimento em broze foi tercerizado para a TQ Art Foundry e a construção iniciou já e 31 de outubro de 2013, sendo inaugurada em 31 de outubro de 2018 pelo Primeiro Ministro Narendra Modi.

qual maior estatua mundo tricurioso 1

Mas de onde saiu tanto ferro para a construção do monumento? De um movimento chamado ‘Movimento da Estátua da Unidade’ que durante três meses coletou peças de ferro em 600 mil aldeias que deveriam ser doadas por fazendeiros. Foram coletados neste período 5 mil toneladas de ferro que seriam utilizados nas outras partes do projeto que precisassem do material e não na estátua em si. O mesmo movimento também organizou a maior petição assinada do mundo durante o projeto da construção, nela – que era chamada de petição Suraaj (que significa boa governação em hindi) – 20 milhões de pessoas contribuíram fazendo seus pedidos e dando ideias para que o governo fosse o melhor possível.

Gostou da curiosidade? Comente!