Todos adoramos uma emoção e um rali de automóveis parece ser o lugar perfeito para ficar apavorado, porém você já parou para pensar em qual foi o primeiro a ser realizado?

Ele ocorreu em 1907 e se chama rali Pequim-Paris ou ainda corrida Pequim-Paris. Ele foi organizado na época pelo jornal francês La Martin e era uma prova por onde os concorrentes percorriam a distância entre Pequim e Paris, incríveis 14994 km passando pelos pontos médios Zhangjiakou, Ulaanbaatar, Ulan-Ude, Irkutsk, Krasnoyarsk, Omsk, Chelyabinsk, Petropavlovsk, Perm, Kazan, Nizhny Novgorod, Moscovo, São Petersburgo, Vilnius, Varsóvia e Berlim. O interessante é que os concorrentes poderiam escolher seus percursos à vontade.

A ideia foi anunciada em 31 de janeiro de 1907 através do jornal Le Matin, veja o bizarro anúncio:

O que temos que provar hoje é que desde que o homem tem um automóvel, ele pode fazer qualquer coisa e ir a qualquer lugar. Existe alguém que concorda em ir no próximo verão de Pequim a Paris, de carro?

Então, foram realizadas 40 inscrições, porém apenas cinco equipes levaram seus carros até Pequim. No fim, a competição acabou sendo cancelada, entretanto a corrida foi disputada da mesma maneira. Não haviam regras exceto que a premiação para o vencedor da corrida seria uma garrafa magnum de champagne Mumm. Veja agora as cinco equipes que iniciaram e finalizaram a prova.

primeiro rali longo tricurioso 1

  1. Itala, italiana, motor de 7433 cm³, a vencedora: veículo conduzido pelo Príncipe Scipione Borghese e Ettore Guizzardi
  2. Spyker, franco-holandesa, terminou em 2.º lugar; veículo conduzido por Charles Goddard e Jean du Taillis
  3. Contal, francesa, não terminou; veículo de três rodas conduzido por Auguste Pons
  4. DeDion 1, francesa, terminou em 3.º lugar; veículo conduzido por Georges Cormier
  5. DeDion 2, francesa, terminou em 4.º lugar; veículo conduzido por Victor Collignon

O vencedor levou 44 dias para chegar a Paris, finalizando a corrida em 10 de agosto. Quando a competição chegou ao seu centenário em 2007 ela foi refeita.

Incrível, não é mesmo? Comente!