Quando se descobre uma região com um grande número de árvores e animais, uma das primeiras coisas que podemos concluir de imediato é que esses locais oferecem alimentos e temperaturas propícias para a manutenção da vida nesse local. No entanto, existem certos biomas que são alguns dos lugares mais difíceis do mundo para sobreviver. Um bom exemplo disso é a tundra, cujas características vamos explorar ao longo desse post.

A tundra é um tipo de bioma caracterizado por climas muito frios, ventosos e secos. Esse bioma é mais conhecido pelo fato de praticamente impedir o crescimento de árvores, já que poucas plantas conseguem crescer em temperaturas tão baixas e em estações de crescimento tão curtas. Desse modo, a vegetação na tundra é limitada principalmente a pequenos arbustos, gramíneas, musgos e líquens. A temperatura média nas regiões de tundra varia entre 8°C e 5°C, mas pode chegar a incríveis −50 °C em algumas regiões específicas durante o inverno.

Existem três tipos principais de tundras baseadas em onde elas são encontradas: ártica, alpina e antártica. A tundra ártica é encontrada perto do Círculo Ártico e inclui as porções mais setentrionais da Rússia e do Canadá. A alpina pode ser encontrada em áreas do mundo que possuem altas cadeias montanhosas. Já a antártica, como o próprio nome já diz, pode ser encontrada na Antártida. Alguns animais comuns das tundras incluem cabra-das-rochosas, raposas-do-ártico, ursos polares, lobos cinzentos, renas e bois almiscarados. Esses animais geralmente se dão bem nessas regiões porque desenvolveram formas especiais de sobrevivência.

o que e tundra 1

Durante a maior parte do ano, as terras da tundra vivem cobertas de neve. Na verdade, as terras da tundra apresentam uma camada chamada “permafrost“, composta de um solo congelado que podem se estender por mais de 300 metros abaixo da superfície do chão. Esta camada fica frequentemente congelada durante todo o ano, mas em algumas áreas mais quentes, a camada superior da tundra pode derreter durante o verão. Quando isso acontece, pântanos e pequenos lagos se formam, atraindo todo tipo de vida selvagem. As flores silvestres também podem desabrochar, transformando temporariamente o que era um local congelado em uma bela paisagem.

Por mais difícil que seja a sobrevivência de plantas e animais na tundra, isso é ainda mais complicado para os seres humanos. Há muito poucas pessoas que vivem nesse bioma ou perto dele. Alguns povos indígenas nas regiões árticas costumam apenas caçar nesses locais. Curiosamente, recursos minerais, como petróleo e minérios, já foram encontrados em tundras, mas o seu clima adverso geralmente torna a tarefa de extrair esses recursos praticamente inviável.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!