O ciclismo, um esporte praticado com bicicletas, geralmente tem o objetivo de percorrer determinado percurso no menor tempo possível. Hoje é comum vermos ciclistas pela rua. Mais do que competições, o ciclismo se tornou uma forma de lazer, de locomoção, um esporte acessível. Hoje vamos conhecer um pouco mais desse esporte popular. Vem que eu te conto.

Primeiro, como surgiu a bicicleta?

A mais antiga bicicleta da história teve origem em 1818, em Paris, na França. Ela se chamava Velocípede e não tinha pedais, as pessoas deveriam correr ao longo do solo enquanto estavam em cima dela.

bicicleta tri curioso

A bicicleta moderna, um pouco mais parecida com as que conhecemos hoje, surgiu em 1855. Seu nome era Rover.  Ela ultrapassou a fase de ser apenas passatempo para passar a fazer parte da vida de muitas pessoas.

Na década de 1890 as bicicletas começaram a parecer muito com as de hoje. Com quadro de diamante duplo, pneus pneumáticos infláveis, rodas de tamanho igual e pedaladas por corrente. Assim nasceu a bicicleta.

bike tri curioso

A história do ciclismo

A história do ciclismo começou por volta de 1890, quando as bicicletas passaram a se desenvolver e se aperfeiçoar mais  rapidamente. Com as bicicletas mais modernas, podia-se alcançar maiores velocidades.

O ciclismo tem origem Inglesa. Essa modalidade de esporte faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna, realizado em 1896 em Atenas.

As categorias do ciclismo

O ciclismo é regido por regras e geralmente se enquadra em três categorias. São elas:

  • Ciclismo de Estrada

A categoria mais antiga e onde começou a surgir o ciclismo. As provas são percorridas com bicicletas leves e aerodinâmicas, que permitem que os ciclistas alcancem maiores velocidades. A prova é praticada em estrada. A competição mais conhecida em estrada é o Tour de France, que é considerada a prova mais importante no circuito mundial.

historia ciclismo tri curioso 1

Leia também: Conheça os bizarros cemitérios de bicicletas na China

  • Mountain Bike

Essa é a categoria mais recente do ciclismo. Dentro dela existem várias outras categorias, baseadas no terreno do percurso, características da bicicleta, com ou sem saltos. Nessa categoria as provas não são exclusivas da estrada, podem sem praticadas em qualquer tipo de terreno, como por exemplo montanhas, ruas calçadas, em meio a árvores. Sua maior característica é serem praticadas em subidas ou descidas.

mountainbike tri curioso

  • Ciclismo de Pista

Essa modalidade é a menos conhecida das três. Ela é praticada em uma pista circular, geralmente dentro de um pavilhão. Seu objetivo principal é completar a prova no menor tempo possível.

pista tri curioso 1

Benefícios do ciclismo para a saúde

Cientistas afirmam que o ciclismo traz diversos benefícios para a saúde. Entre eles:

  • Perda de peso, pois pode queimar cerca de 500 calorias por hora.
  • Regula e melhora o equilíbrio e a coordenação.
  • Desenvolve o sistema cardiovascular.
  • Desenvolve resistência e força muscular.
  • Pedalar regularmente reduz os níveis de estresse e promove relaxamento.

    bike tri curioso 2

Você conhecia o ciclismo? Conta pra nós!