O túnel mais longo do mundo se chama Túnel de base de São Gotardo, ele é do tipo ferroviário e atravessa a Suíça, ligando as cidades de Erstfeld e Bodio. Ele possui 57 quilômetros de comprimento e 153,5 quilômetros de túneis, poços e passagens, assim ultrapassando o até então mais longo túnel do mundo chamado Túnel Seikan.

Ele foi inaugurado em 1 de junho de 2016 e entrou em operação regular em 11 de dezembro do mesmo ano. Sua infraestrutura levou cerca de duas décadas para ficar pronta e seu maior objetivo é revolucionar o transporte de mercadorias da Europa. Para atravessa-lo, comboios de alta velocidade levam apenas 17 minutos, sendo estes 260 comboios para mercadorias e 65 para passageiros. O custo da construção foi de 10 mil milhões de euros (WHAT?) e tudo foi cumprido dentro do prazo conforme a pontualidade suíça – não é atoa que por lá eles tem os melhores relógios. Foram os eleitores do país quem decidiram que o projeto deveria ou não ser feito ainda em 1992, assim iniciando a obra em 1998.

tunel de base de Sao Gotardo tricurioso 1

Em sua parte mais profunda, o túnel chega a estar 2,3 quilômetros abaixo da superfície e suas rochas chegam a até 46ºC. A trajetória é plana e não tem muitas curvas, isso faz com que comboios pesados possam ser puxados por apenas uma locomotiva. Na época de sua construção, os engenheiros precisaram explodir 73 tipos de rochas, algumas tão duras quanto granito enquanto outras eram extremamente moles, lembrando pedras de açúcar. De lá foram retiradas 28 mil toneladas de pedra e, infelizmente, 9 trabalhadores faleceram em acidentes durante a obra. O túnel faz parte da gigante nova ferrovia transalpina que tem como maior objetivo fazer com que mercadorias e passageiros atravessem a cordilheira dos Alpes que divide o norte do sul da Europa.

Incrível a engenhosidade do ser humano, não é mesmo? Comente!