A Represa de Monticello, também chamada de Barragem de Monticello, tem um curioso e belíssimo sistema de escoamento de água que garante a segurança dos moradores e da cidade ao seu redor. Vamos conhece-lo?

O local fica no Condado de Napa, Califórnia, foi construído entre 1953 e 1957 e possui 93 metros de altura e 312 metros de extensão da crista, tendo até 249 mil metros cúbicos de concreto. Suas águas formam o Lago Berryessa e vem do rio Putah Creek. A intenção da represa é abastecer as cidades do Condado de Napa eletricamente. É claro que esta represa acaba armazenando muita água em períodos de cheia e é preciso um sistema de escoamento.

Glory Hole 1

Para isso, foi criado o Glory Hole ou ainda Sumidouro de Monticello. Este, como o nome já diz, é um imenso sumidouro com 22m de diâmetro, 213m de comprimento e a cada segundo ligado é capaz de esvaziar o reservatório em 408 mil litros por segundo! Seu formato é de sino invertido para que justamente a água consiga entrar, além disso a boca do sumidouro sobe e fica no mesmo nível em que a água começa a ficar perigosa, assim fazendo com que a água excedente saia pelo interior. Olhe só o fenômeno majestoso!

Incrível, não é mesmo? Comente!