É de praxe deixar o lado esquerdo em toda escada rolante de local movimentado para que os atrasados e apressadinhos possam passar livremente. Porém, será que este método é o mais rápido mesmo?

Em 2016 um grupo de pesquisadores do Reino Unido se fez a mesma pergunta e para testar, foram até a estação de metro de Holborn, uma das mais movimentadas de Londres por onde uma média de 56 milhões de pessoas circulam todos os anos. Para o teste, os pesquisadores solicitaram que os passageiros ficassem parados em ambos os lados da escada rolante e assim, mediram as velocidades. Como resultado, em escadas grandes (com mais de 18,5 metros) deixar o lado esquerdo livre aumenta consideravelmente o tempo de espera para ‘entrar a bordo’ da escada rolante.

Não entendeu? Espera que faltam mais informações. Em uma pesquisa realizada em 2010 74,9% das pessoas preferem ficar paradas e aguardar pela força da tecnologia. Ou seja, apenas 25,1% das pessoas sobe caminhando. E para esta minoria, 50% da escada acaba sendo reservada. Logo, fica claro que se 74,9% das pessoas prefere esperar para subir, a fila na base da escada só irá aumentar cada vez mais. Se a ocupação da escada rolante fosse de 100%, não haveriam filas e o tempo seria muito mais rápido. Claro, essa lógica só se aplica em locais de grande circulação de pessoas, nas escadas do shopping por exemplo, se torna sim muito mais rápido subir caminhando.

e mais rapido subir caminhando ou parado escada rolante tricurioso 1

Outra curiosidade interessante foi apontada por uma segunda pesquisa realizada que tinha como objetivo calcular o chamado buffer zone, ou seja, a zona necessária para que alguém se sinta confortável. Quem fica paradinho precisa apenas de 0,3 m², afinal, seu corpo não está se movendo e a pessoa fica ereta, sem ocupar espaço. Já o apressadinho que sobe a pé precisa de 0,75 m² para conseguir subir. O que significa em poucas palavras é que se ninguém se movimentar, cada escada rolante é capaz de levar o DOBRO de pessoas.

E ai, vai subir caminhando ou parado da próxima vez? Comente!