O sapoti é uma fruta que acredita-se ter se originado na América Central. Com características exóticas, esse fruto do sapotizeiro costuma se dar bem em regiões que contam com um clima subtropical, especialmente nas Américas e na Ásia. No Brasil, o sapoti pode ser encontrado com mais facilidade nas regiões Norte e Nordeste, muito por conta do clima quente característico dessas regiões. Que tal conhecer alguns dos principais benefícios que essa fruta pode oferecer para a nossa saúde?

É uma ótima fonte de ferro

O consumo regular do sapoti pode ajudar a combater a deficiência de ferro do organismo. Níveis inadequados de um mineral essencial como o ferro podem contribuir para o surgimento de problemas graves de saúde, como fadiga crônica, anemia e tontura. Na prática, o ferro promove a produção e a manutenção dos glóbulos vermelhos para os níveis necessários para o bom funcionamento do corpo.

quais sao os beneficios do sapoti para a saude 1

É bom para a visão

Assim como os outros órgãos do corpo, os olhos precisam ser protegidos de doenças crônicas. Por ser enriquecido com vitamina A, o sapoti acaba se tornando uma fruta muito nutritiva para os olhos. Sua composição tem o potencial de ajudar a manter o bom funcionamento da visão ao mesmo tempo em que ajuda a retardar doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular. Portanto, não deixe de optar por essa fonte natural de vitamina A para melhorar a condição dos seus olhos.

Promove a saúde óssea

O sapoti pode ser muito útil no fortalecimento dos ossos. O alto teor de cálcio encontrado nessa fruta pode efetivamente promover uma melhor formação da densidade óssea, afastando efetivamente os fatores que contribuem para o surgimento de doenças como a osteoporose. Além disso, ela também pode fazer maravilhas pelos ossos das crianças em fase de crescimento.

quais sao os beneficios do sapoti para a saude 2

Auxilia na digestão

O sapoti é uma verdadeira usina de fibras dietéticas essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo. O consumo regular de alimentos processados ou bebidas açucaradas pode contribuir para a indigestão, por isso é necessário o consumo de alimentos ricos em fibras para combater possíveis problemas digestivos. Os nutrientes encontrados nessa fruta podem ajudar a aliviar a constipação, juntamente com outros problemas estomacais, como vômitos e inchaço.

Ajuda na manutenção do metabolismo

Fatores como alimentos processados, ingestão inadequada de água, falta de atividades físicas ou estresse ambiental podem afetar negativamente o seu metabolismo. A boa notícia é que você pode incorporar alimentos em sua dieta que ajudam a combater esses fatores assustadores, consequentemente acelerando o metabolismo. Os nutrientes encontrados no sapoti são muito benéficos nesse quesito, não só combatendo os fatores prejudiciais, mas também aumentando a sua taxa metabólica naturalmente.

E você, já experimentou essa fruta? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!