Uma religião pode ser definida como um conjunto de práticas e crenças relacionadas a questões de espiritualidade. No entanto, não existe uma espécie de acordo universal entre os estudiosos que forneça uma definição mais precisa sobre o que é, de fato, uma religião. No total, estima-se que existam cerca de 10.000 religiões no mundo. No entanto, uma grande parte dessas religiões, cerca de 84%, se enquadra em um dos cinco principais grupos religiosos do mundo: cristianismo, hinduísmo, islamismo, budismo e religiões tradicionais. Mas afinal, qual é a religião mais antiga do mundo?

Primeiramente, é preciso deixar claro que existem inúmeros debates em torno deste tópico, o que torna difícil determinar com certeza qual é a religião mais antiga do mundo. Mas apesar de todas as controvérsias envolvidas, é geralmente aceito que o hinduísmo é a religião mais antiga, já que evidências históricas sugerem que a sua fundação remonta ao ano 2300 aC. Com um número de aproximadamente 900 milhões de seguidores, o hinduísmo é a terceira maior religião do mundo em termos de popularidade, sendo que a 95% das pessoas que praticam essa religião vivem na Índia.

qual e a religiao mais antiga do mundo 1

Vale destacar que, como o fundador dessa religião não pode ser rastreado, é extremamente difícil descobrir informações mais específicas sobre a sua idade. Para deixar a coisa ainda mais complexa, o hinduísmo é considerado por muitos uma espécie de “coleção” de várias religiões. Por esta razão, o hinduísmo é muitas vezes descrito como um “modo de vida”, em vez de ser abordado simplesmente como uma religião.

Mas apesar de ter vários conceitos, os seguidores do hinduísmo geralmente consideram Brahmam como a entidade primordial da crença, embora outras divindades como Vixnu e Xiva também façam parte da trindade clássica hindu. Além disso, por ser um conjunto de vários dogmas, não é surpresa para ninguém o fato de que o hinduísmo tenha vários textos religiosos, incluindo o Rigveda, o Samaveda, o Yajurveda, o Atarvaveda, o Bhagavad Gita e outros.

Uma religião muito antiga, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!