Não tem como negar, as doenças estão espalhadas por todos os lugares, existem as comuns, as raras e as crônicas. Existem aquelas que mesmo não sendo raras, são pouco comentadas, como é o cado da doença de Crohn. No último dia 30/03, o ator Tyler James Williams, conhecido por interpretar o Chris da série “Todo Mundo Odeia o Chris”, usou sua conta no instagram para informar que foi afetado pela doença de Crohn, mas afinal o que ela? Quais os sintomas? E qual o tratamento? Responderemos tudo agora mesmo.

A doença de Chron é uma enfermidade crônica que afeta todo o sistema digestivo e predominantemente o íleo que é a parte inferior do intestino delgado e também o cólon que é a parte central do intestino grosso.  A inflamação é completamente invasiva e acaba comprometendo todas as camadas da parede intestinal que são: mucosa, submucosa, muscular e serosa. O curso da doença de Crohn é completamente imprevisível, existem pacientes que não possuem nenhum sintoma, até que um surto surja e com ele, várias reclamações. 

Doença de Crohn

Os sintomas se manifestam de formas diferentes em cada paciente, assim dificultando o diagnóstico e o controle dos sintomas. Os sintomas mais comuns são diarreias, cólicas abdominais, febre frequente e em alguns casos, sangramento retal. É comum que os pacientes também tenham falta de apetite e consequentemente, perda de peso. Dores articulares também estão sempre presentes e sintomas precoces como lesões na região anal, hemorroidas, fissuras, fístulas e abcessos;

Outras partes do corpo podem ser afetadas com a doença como por exemplo: as articulações podem inchar, aftas começam a aparecer, os olhos podem ficar inflamados e sensíveis à luz, além de poder aparecer erupções cutâneas  ou doenças fúngicas dolorosas e avermelhadas na perna. Como esses sintomas podem variar de acordo com o paciente, é importante que todos eles sejam informados ao médico, para que ele possa chegar a um diagnóstico correto.

Alguns tratamentos podem ser feitos, porém, infelizmente ainda não se conhece nenhuma cura para a doença. O médico pode passar alguns medicamentos para que os sintomas sejam aliviados, enquanto isso muitos pesquisadores buscam por uma cura, tomara que encontrem logo. 

Você já tinha ouvido falar dessa doença? Compartilha e comenta esse post!