Há pouco contamos a triste história do jovem pigmeu Ota Benga e acho que é importante que todos conheçam mais sobre os pigmeus… Vamos lá?

Pigmeu é o nome dado para grupos étnicos de todo o mundo cuja estatura media seja mais baixa do que o considerado ‘normal’. Os mais famosos pigmeus do mundo são os Mbuti cuja altura máxima na idade adulta é menos 150cm da média mundial. O membro mais alto de um grupo é chamado pigmoide e eles eram encontrados no sul da Ásia, Oceania, Brasil, Bolívia, Ruanda, Uganda e Republica Democrática do Congo. O termo pigmeu é considerado preconceituoso já que cada grupo possui um nome e prefere ser chamado por ele, obviamente é o mínimo de respeito que deveríamos ter.

Quanto a origem desses diferentes povos a ciência tem inúmeras teorias. Alguns dizem que a causa está nos baixos níveis de luz ultravioleta em florestas equatoriais, o que significaria que pouca vitamina D seria ativa, o que limitaria a absorção do cálcio que é imprescindível para o crescimento.

o que e pigmeu tricurioso 1

Existe uma lenda que diz que o primeiro povo pigmeu cujo nome é ‘os Kás’ era um povo extremamente alto, passando de 220cm da média adulta, porém eles teriam sido expulsos de suas terras e levados para viver nas densas florestas equatoriais devido a uma maldição de 5 mil anos dos ancestrais dos Bantos – um grupo etnolinguístico localizado na África subsariana que engloba uma média de 400 subgrupos étnicos diferentes. Continuando a lenda, ela diz que este povo viveu sem poder ver a luz do sol por mais de 3 mil anos e que isso teria criado um povo de estatura muito baixa. Quando os Bantos começaram a os chamar de pigmeus, a maldição teria sido quebrada e eles autorizados a ver novamente o sol.

Voltando a ciência, pesquisadores também acreditam que outra causa seja a falta de alimentos, baixo índice de cálcio no solo e também a necessidade de se mover em uma densa floresta onde o corpo acabou se adaptando a todo o calor e umidade.

Gostou de conhecer um pouquinho sobre? Comente!