Lobotomia é uma técnica que começou a ser usado nos anos 1890 para tratar doenças mentais. Também chamada de Leucotomia, hoje o procedimento é considerado uma prática bárbara. Você sabe por quê? Como era feita essa prática? Vem que eu te conto.

Como era feita uma Lobotomia?

Era feito um corte na parte da frente da cabeça do paciente. Um objeto cortante era então inserido nesse corte, o médico movia esse objeto cortando as conexões entre os lobos frontais e o resto do cérebro. Às vezes partes do cérebro eram retiradas nessas operações.

lobotomia tri curioso1

No começo as operações eram feitas com picadores de gelo. Sem anestesia e sem exames anteriores.

Para que era usada a Lobotomia?

A Lobotomia surgiu para ser uma cura milagrosa a pacientes com depressão, esquizofrenia e outros transtornos mentais. Cerca de 6% dos pacientes expostos a prática foram a óbito. Os que sobreviviam ou ficavam em estado vegetativo ou tinham severas mudanças de personalidade, tornando-se apáticos e tendo suas habilidades cognitivas seriamente comprometidas.

A Lobotomia ganhou muita popularidade, principalmente nos Estados Unidos. Era um processo de muito baixo custo, e o desejo social de silenciar doentes psiquiátricos incômodos eram os principais motivos de seu sucesso. Esse procedimento foi praticado até mesmo em crianças, para erradicar seu mau comportamento. Só nos Estados Unidos cerca de 50.000 doentes passaram pelo processo.

lobotomia tri curioso 2

Leia também: A arrepiante história de Alice no Pais das Maravilhas: Creepypasta

Lobotomia no Brasil

O procedimento chegou ao Brasil por volta de 1930. Essa técnica durou cerca de 20 no país, e estima-se que mais de mil pacientes foram lobotomizados. A Lobotomia foi abandonada a partir dos anos 1950, com a descoberta de medicamentos antipsicóticos. Ela foi proibida na maioria dos países onde era praticada.

Fatos assustadores sobre a Lobotomia

  • O criador do procedimento, Antônio Moniz, ganhou o Nobel de Medicina por seu trabalho, em 1949.
  • O neurocirurgião Walter Freeman realizou 3,5 mil lobotomias em sua carreira. Ele atravessou 23 estados americanos realizando a operação
    .
    lobotomia tri curioso 3
  • A irmã do presidente Kennedy. Rosemary Keneddy, foi lobotomizada em 1941, quando tinha 23 anos.  Ela ficou completamente incapacitada, e foi escondida do público, passando a viver em uma instituição católica.
  • Para defensores da técnica, o procedimento tinha objetivo de tornar as disfunções mentais e de comportamento mais brandas.

Você conhecia esse procedimento? Conta pra nós!