Curiosidades

Qual é a maior pirâmide do mundo?

Qual é a maior pirâmide do mundo?

Quando se fala no Egito, a imagem das suas grandes pirâmides geralmente são as primeiras coisas que vêm à nossa mente. No entanto, acontece que a maior pirâmide do mundo não está no Egito. Na verdade ela está localizada em um outro continente e só foi descoberta muitos séculos depois da sua edificação por ter sido construída em uma região bastante escondida. Mas então, onde está a maior pirâmide do mundo?

O título de maior pirâmide do mundo vai para a Pirâmide de Tepanapa, também conhecida como a Grande Pirâmide de Cholula, que é na verdade um antigo templo asteca localizado em Puebla, no México. Ela conta com uma base quatro vezes maior que a de Gizé e possui quase o dobro do seu volume. Curiosamente, a maior pirâmide do mundo sempre foi bastante negligenciada ao longo da história, muitas vezes até passando totalmente despercebida, apesar do seu grande tamanho. Isso porque essa estrutura gigantesca fica escondida sob camadas de terra, fazendo com que ela se pareça mais uma montanha natural do que um local de adoração. Na verdade, ela se aprece tanto com uma simples montanha que o famoso explorador espanhol Hernán Cortés a ignorou completamente e involuntariamente construiu uma igreja bem em cima dela, como você pode ver na imagem abaixo.

Conhecida como Tlachihualtepetl (“montanha artificial” na linguagem indígena Nahuatl), a pirâmide mede 400 por 400 metros e tem um volume total de 4,45 milhões de metros cúbicos, quase o dobro da Grande Pirâmide de Gizé. Ela foi construída por volta de 200 aC e chegou a ser expandida e reconstruída várias vezes ao longo dos séculos seguintes por diferentes civilizações, incluindo os olmecas e os toltecas. De acordo com a mitologia asteca, ela foi construída por Xelhua, um gigante cujo edifício perturbou tanto os deuses que as divindades resolveram atirar fogo sobre ele.

Durante o seu auge, mais de 100.000 pessoas viviam ao redor da pirâmide, embora na época em que os espanhóis chegaram, em 1520, ela já estava coberta por sujeira e escondida de vista, além de contar com novos templos construídos em sua periferia. Hernán Cortés e seus homens massacraram muitos dos cholulanos, provavelmente para assustar os habitantes da vizinha Tenochtitlán, capital asteca. A pirâmide só foi redescoberta no final do século 19 e desde então os arqueólogos começaram a escavar a rede de túneis que atravessam a sua base para obter mais informações sobre as civilizações que viveram por lá.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!s

Leia Também: