Se você é uma pessoa aficionada em tecnologia, já deve ter ouvido falar em um tal “Vale do Silício”. Mas será que você realmente sabe do que isso realmente se trata? Ao longo desse post você conhecerá um pouco da história e de toda a importância tecnológica desempenhada por essa região.

O Vale do Silício é um apelido utilizado para descrever a região sul da área da baía de São Francisco, na Califórnia. A região tem o nome de “silício” devido ao grande número de empresas que fabricavam chips de silício no passado. Atualmente, existem inúmeras empresas de alta tecnologia com sedes localizadas no vale, incluindo gigantes como Facebook, Google, Apple, Intel e Netflix.

o que e o vale do silicio 1

O Vale do Silício foi concebido como uma ideia ainda na época da Grande Depressão. Os engenheiros William Hewlett e David Packard, com a ajuda do professor da Universidade de Stanford, Frederick Terman, seguiram em frente com o projeto ao fundarem na região a gigante de tecnologia Hewlett Packard (comumente referida como HP) em 1938. Por sua vez, o professor Fredrick Terman foi o responsável por dar origem ao Stanford Research Park,  ao alugar terras e ao ajudar na pesquisa das primeiras organizações do que se tornaria o Vale do Silício como conhecemos hoje.

Ao longo de sua história, o Vale do Silício se tornou cada vez mais conhecido por conta da importância exercida na economia americana e pelo fato de gerar um grande número de empregos diretos e indiretos. Só no ano de 2006 foram criados 225.300 empregos, todos relacionados à tecnologia, sem falar que o salário médio para esses empregos também é maior que a média americana. Como resultado, a região e seus arredores concentram um grande número de milionários e bilionários do ramo da tecnologia. Além disso, o Vale do Silício é a maior região dos EUA em matéria de produção de alta tecnologia.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!