Curiosidades

Por que vários motoristas russos instalam câmeras em seus carros?

Por que vários motoristas russos instalam câmeras em seus carros?

Ao longo dos anos, o YouTube se tornou um local de armazenamento de vários tipos de vídeos extremamente bizarros, o que inclui uma grande quantidade de imagens chocantes de acontecimentos no trânsito da Rússia registrados por câmeras montadas no painel de carros. As câmeras de bordo até são usadas por motoristas de outras partes do mundo, incluindo o Brasil, mas na Rússia esses dispositivos são praticamente uma parte fundamental da tecnologia dos veículos. Mas afinal, por que as câmeras em carros são tão populares na Rússia?

O tamanho imenso do país, combinado com a negligência de punições, a aplicação da lei de uma forma corrupta e um sistema legal que raramente favorece os relatos de primeira mão sobre as colisões de trânsito, tornaram as câmeras de bordo quase uma exigência para os motoristas, ainda que não haja lei para algo do tipo. Em outras palavras, os russos passaram a instalar câmeras de bordo em seus carros para que as gravações sirvam de prova contra golpes que incluem pessoas se jogando na frente dos carros na tentativa de obter algum tipo de indenização. De fato, estima-se que 1 milhão de russos tenha câmeras de bordo nos seus carros, sendo que esse número só tende a aumentar.

Tudo pode ser registrado nas câmeras de bordo russas.

O uso dessas câmeras começou a se popularizar na década passada, quando as companhias de seguro começaram a reprimir as queixas de supostos acidentes de trânsito, muitas vezes negando qualquer reivindicação por causa da ausência de evidências. Além das testemunhas não ajudarem muito nesse tipo de situação, os tribunais russos costumam ser muito imprevisíveis em suas decisões quando se trata de acidentes de trânsito. Desse modo, as filmagens das câmeras de bordo se tornam a única maneira real do motorista provar a sua inocência e ter as suas reivindicações atendidas no tribunal.

Ou seja, por causa da aplicação frouxa das leis e das constantes fraudes observadas nas estradas russas, incluindo acidentes encenados e carros já danificados apresentados como provas em novos casos, comprar uma boa apólice de seguros nem sempre é a melhor opção, já que se trata de algo muito caro. No entanto, uma câmera barata pode salvar o motorista de pagar uma indenização sem motivos, daí a existência de um número tão grande de motoristas russos com uma câmera de bordo no seu veículo.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: