Bizarro, Curiosidades

Existe algum animal que troca de sexo?

Mais uma vez… Sim! Acredite se quiser, porém existe um tipo de anfíbio nativo de Burundi, República Democrática do Congo, Etiópia, Quênia, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Uganda que é capaz de fazer a troca de sexo!

Seu nome é Hyperolius viridiflavus e ele gosta de viver em vegetações próximas a corpos d’água, facilitando assim seu depósito de ovos que é feito diretamente na água. Uma curiosidade interessante é que ele faz parte de um complexo específico que pode ser dividido em 10 espécies diferentes, isso foi descoberto graças a estudos no ADN mitocondrial, entretanto até o momento não houve uma separação oficial e hoje existem apenas 45 subespécies de uma mesma espécie.

Agora, vamos ao assunto que trouxe você até aqui. Ele é mesmo capaz de fazer a troca de sexo? Sim! Quando adultos é possível que fêmeas se transformem em machos quando existem poucos na sua população. Como forma de proteção da vida na própria espécie, isso ocorre de forma espontânea e natural sem a necessidade de fatores externos como temperatura ou ainda quantia de hormônios. Eles fazem isso sem esforço e são plenamente capazes de gerar descendentes.

Troca de Sexo

Isso ocorre em função de ser uma espécie protogínica, ou seja, os órgãos sexuais femininos atingem primeiro a maturidade e se tornam ativos mais rápido. Então, no processo de crescimento, as gônadas se tornam masculinas e ficam ativas mais tarde. O mais incrível de tudo isso é que é natural, espontâneo e serve apenas para manter a existência da espécie em ambientes que existem poucos machos para procriar. É muito inteligente!

Gostou da curiosidade? Comente!

Você também pode gostar de