Mais uma vez… Sim! Acredite se quiser, porém existe um tipo de anfíbio nativo de Burundi, República Democrática do Congo, Etiópia, Quênia, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Uganda que é capaz de fazer a troca de sexo!

Seu nome é Hyperolius viridiflavus e ele gosta de viver em vegetações próximas a corpos d’água, facilitando assim seu depósito de ovos que é feito diretamente na água. Uma curiosidade interessante é que ele faz parte de um complexo específico que pode ser dividido em 10 espécies diferentes, isso foi descoberto graças a estudos no ADN mitocondrial, entretanto até o momento não houve uma separação oficial e hoje existem apenas 45 subespécies de uma mesma espécie.

Agora, vamos ao assunto que trouxe você até aqui. Ele é mesmo capaz de fazer a troca de sexo? Sim! Quando adultos é possível que fêmeas se transformem em machos quando existem poucos na sua população. Como forma de proteção da vida na própria espécie, isso ocorre de forma espontânea e natural sem a necessidade de fatores externos como temperatura ou ainda quantia de hormônios. Eles fazem isso sem esforço e são plenamente capazes de gerar descendentes.

Troca de Sexo

Isso ocorre em função de ser uma espécie protogínica, ou seja, os órgãos sexuais femininos atingem primeiro a maturidade e se tornam ativos mais rápido. Então, no processo de crescimento, as gônadas se tornam masculinas e ficam ativas mais tarde. O mais incrível de tudo isso é que é natural, espontâneo e serve apenas para manter a existência da espécie em ambientes que existem poucos machos para procriar. É muito inteligente!

Gostou da curiosidade? Comente!