Já foi diagnosticado e não tem escapatória, em 2038 – também chamado de Y2K38 acontecerá uma grande falha nas datas dos computadores, o que é capaz de causar diversos erros em programas utilizado.

Estre grande erro ocorrerá em programas que utilizem o tempo POSIX, ou seja, que é calculado através dos segundos e que ignora os segundos bissextos desde 1 de janeiro de 1970. Os sistemas operacionais do tipo Unix seguem este padrão alem disso grande parte dos sistemas foram desenvolvidos na linguagem C. Em grande parte dos sistemas de 32 bits o tipo de dados time t é um inteiro de 32 bits do tipo signed e aqui mora problema.

Isso porque o último registro de tempo que poderá ser representado neste padrão POSIX é 03:14:07 do dia 19 de janeiro de 2038, terça-feira. Ou seja, ao alcançar este horário, o relógio irá voltar para 1901 ou ainda 1970. Ou seja, ocorre um erro de cálculo que faz o tempo não ser mais contado e como a maioria dos softwares se baseia neste tempo, estamos lascados. Só o que tenho para dizer.

falha 2038 tricurioso

Observe o que irá ocorrer neste período

Pesquisadores e programadores estão tentando descobrir até lá o que poderão fazer para não sofrermos este bug estão tentando utilizar de valores de 64 bits, caso consigam um novo corte temporal irá acontecer daqui 290 mil milhões de anos em um domingo, no dia 4 de dezembro de 292.277.026.596, o que claramente é tempo suficiente para pensar em uma nova solução… hehe.

Interessante, não é mesmo? Comente!