Quem não adora quando Homer Simpson urra seu famoso bordão “D’oh!”, porém você conhece sua origem? É o que hoje iremos contar a você!

A história começa durante a gravação de um especial para O Tracey Ullman Show onde, no roteiro, dizia que seu dublador Dan Castellaneta deveria ‘grunhir com insatisfação’. Foi quando Castellana lembrou de Jimmy Finlayson, um ator escocês que apareceu em 33 filmes de O Gordo e o Magro. Em suas aparições, o personagem utilizava um tipo de eufemismo para ‘Damn’ sem jamais dizê-lo. Assim, Castellana criou “d’oooooh’, porém Matt Groening, o criador da animação, achou que ficaria muito melhor se fosse dito de forma rápida, o que trouxe para a vida o famoso “D’oh!” que tanto amamos.

O nome do curta onde apareceu o bordão pela primeira vez é “The Krusty the Clown Show” que foi exibido em 1989, já o primeiro uso ‘sem querer’ da expressão ocorreu no episódio de estreia da série ‘Simpsons Roasting on an Open Fire’. Nos roteiros até hoje é escrito como ‘grunhido de insatisfação’ e já apareceu várias vezes nos títulos oficiais dos episódios também. É feito até mesmo variações como no episódio e 1994 chamado “D’oheth” ou no próprio Filme Os Simpsons de 2007 onde Homer grita “D’ooooooooome” quando a cúpula é colocada sobre Springfield.

expressao homer simpson doh tricurioso 1

Curiosidades

  • D’oh é uma expressão tão repetida por Homer que caiu no gosto popular e foi até mesmo incluída no dicionário Oxford English em 2001 sem o apóstrofo, no significado diz: frustração quando as coisas não saem como previsto, ou quando alguém fez alguma coia bem cretina!
  • A expressão “D’oh” é uma marca registrada pela 20th Century Fox.
  • Em 2006 a TV Land elaborou uma lista com os 100 maiores bordões da televisão e a expressão de Homer ficou em 6º lugar!

Muito lega, não é mesmo? Comente!