Se tem algo que desperta bastante a curiosidade de boa parte das pessoas são as histórias bíblicas. A arca de Noé muito provavelmente é uma das que mais atrai olhares, isso porque se trata de um barco enorme que carregava a bordo 8 humanos e um casal de cada espécie de animal. Muitos estão acostumados a ouvir sobre a história do dilúvio e sobre a arca, mas você sabe as medidas dela? Como foi construída? E o que dizem os pesquisadores sobre ela? Iremos responder todas essas perguntas hoje aqui!

Várias religiões relatam a história da arca de Noé, como o Islamismo, Mandeísmo, Iazidismo, Fé Bahá’í, Mitologia Irlandesa e principalmente o Cristianismo. Para que o barco pudesse comportar tantos animais, era necessário que fosse construído em grande escala. Segundo contam as religiões, Noé teria sido escolhido por Deus para construir a Arca, teólogos afirmam que naquela época, por aqui na terra nunca tinha chovido, inclusive encontramos na Bíblia que a água brotava da terra e irrigava o solo. Esse seria um dos motivos pelas quais as pessoas achavam Noé um louco, já que nunca havia caído água do céu, como iria surgir uma tempestade e destruir tudo?

arca de noé tricurioso3

Para construir a Arca, Noé teria recebido a seguinte ordem: ela deveria ter 135 metros de comprimento, 22 metros e meio de largura e 12 metros de altura, a madeira usada deveria ser de cipreste, também teria que ser revestida de betume por dentro e por fora. A arca ainda seria dividida em 3 compartimentos e acima do ultimo, uma janela de 45 centímetros e também teria que ter uma porta lateral.

Calcula-se que cerca de 40 mil animais, fora Noé, sua esposa, seus 3 filhos e suas 3 noras, estavam dentro da Arca. A chuva teria durado 40 dias e 40 noites, porém os que estavam dentro da arca, permaneceram por lá  no total de 370 dias aproximadamente, até que as águas baixassem e para alimentar todos esses seres nesse tempo, calcula-se que foram necessárias cerca de 12,7 toneladas de comida.

arca de noé tricurioso2

Com o decorrer dos anos, alguns estudiosos começaram a pesquisar sobre a arca. Ricardo Pinto, professor de Engenharia Naval da UFSC, disse que “Esse tipo de madeira leve faria com que a embarcação flutuasse facilmente”. Vários pesquisadores concordam que a arca poderia sim flutuar, enquanto isso, um outro grupo faz buscas na região da Turquia, mais precisamente no  Monte Ararate, pois acreditam que irão encontrar partes da arca por lá. Até os dias atuais a busca pela arca acontecem.

Gostou da matéria de hoje? Compartilha e comenta esse post!