É muito difícil encontrar uma pessoa que não goste de chocolate, não é? Existe ele para todos os gostos, encontramos ao leite, meio amargo, amargo, dentre tantos outros. Eles podem ser usados nos mais variados tipos de receitas, desde uma torta até o tradicional ovo de páscoa. Existem algumas terminologias que o mercado usa para designar os tipos que são chocolate puro e chocolate fracionado, mas você sabe qual a diferença entre eles? Vamos entender agora mesmo.

Antes de mais nada, precisamos lembrar que o chocolate é feito com a massa de cacau. Quanto mais massa de cacau se usa, mais escuro e amargo ele é. Esse é o motivo que faz o chocolate branco não ser reconhecido como um chocolate. Agora vamos às diferenças!

Chocolate

Chocolate Puro

Existem leis para tudo, aqui no Brasil existe uma lei que dizem que o chocolate precisa ter 25% de massa de cacau para ser considerado chocolate. Esse tipo também é conhecido como chocolate verdadeiro e até mesmo de chocolate nobre, isso porque ele é somente chocolate, ou seja, não há misturas industrializadas, nem mesmo naturais. Ele é considerado o mais saboroso e de melhor qualidade. Para que haja um resultado satisfatório na produção dele é necessário que passe pela técnica de temperagem, que nada mais é que aquecer e resfriar-lo para que ele fique brilhoso, com uma boa textura e fácil de ser moldado.

Chocolate Fracionado

Nesse tipo de chocolate, a manteiga de cacau que é usada no puro, é parcialmente substituída na maioria das vezes pela gordura vegetal de palma. Essa substituição o torna mais fluído, brilhante, macio, com um aspecto mais aveludado e mais resistente ao calor. Por não precisar passar pelo processo de temperagem, o chocolate fracionado é indicado para fazer decorações e para banhar bombons e pão de mel, por exemplo. É válido ressaltar que nesse tipo, não encontramos o sabor e o aroma tão bom quanto o de um puro. Isso reflete no preço, que acaba se tornando bem mais barato que o anterior.

chocolate tricurioso3

Existe ainda uma outra terminologia que é usada para os chocolates, que é o hidrogenado, mas iremos falar particularmente dele em uma matéria de amanhã, fique de olho por aqui! Esse doce é mesmo um vício mundial, ele está presente durante o ano todo em nossas vidas, mas particularmente no período da páscoa, a procura por eles aumenta consideravelmente, pensando nisso, nós do TriCurioso estamos todos os dias até a páscoa postando matérias relacionadas ao assunto e o Canal Experimentando também está fazendo vídeos especiais que estão incríveis, vale muito a pena passar por lá, confira um dos vídeos disponíveis no canal:

Gostou da matéria de hoje? Compartilha e Comenta esse post!