Quando o final de cada metade de uma partida de futebol se aproxima, o quarto árbitro na linha lateral costuma levantar uma placa iluminada sobre a cabeça mostrando um determinado número. Este “número mágico” indica quanto tempo de acréscimo o árbitro principal decidiu adicionar aos 45 minutos regulamentares do esporte. Se você assiste partidas de futebol com frequência, isso não é nenhuma novidade, mas você já parou para pensar em como esse tempo é calculado?

Em competições da FIFA, como a famosa Copa do Mundo, o árbitro é encarregado de registrar quanto tempo extra foi gasto em paradas no ritmo de jogo, o que inclui substituições, faltas, tratamento de lesões e perda de tempo por “quaisquer outras causas”. Os árbitros geralmente acompanham a duração dessas ocorrências em seus relógios de pulso, de modo que, no final de cada matade do jogo, eles fazem uma pequena estimativa do tempo em que a bola “ficou parada” no campo. Obviamente, o árbitro não vai compensar todo o tempo parado nos acréscimos, já que isso poderia significar um aumento de 15 a 20 minutos de tempo extra. Por isso, ele só adiciona o tempo que ele acredita ter sido totalmente prejudicial para o andamento da partida, o que geralmente gira em torno de 3 a 5 minutos.

como os arbitros de futebol determinam os acrescimos de uma partida de futebol 1

As origens dos acréscimos no futebol são motivos de debate até hoje. Uma história amplamente citada, mas sem evidências concretas, diz que tudo começou na Inglaterra em 1891. Na ocasião, o Aston Villa estava ganhando de 1 x 0 do Stoke City já nos minutos finais, quando um jogador do time com a vantagem no placar deliberadamente jogou a bola para fora do estádio para que não sobrasse tempo para o Stoke City conseguir recuperá-la e continuar a partida para tentar o empate. Daí em diante, os árbitros foram autorizados a adicionar um tempo extra para equilibrar quaisquer futuras artimanhas nesse sentido.

Então, quando o seu time favorito acabar perdendo uma partida por conta de um gol sofrido nos acréscimos, lembre-se de culpar o Aston Villa por isso.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!