Quando o final de cada metade de uma partida de futebol se aproxima, o quarto árbitro na linha lateral costuma levantar uma placa iluminada sobre a cabeça mostrando um determinado número. Este “número mágico” indica quanto tempo de acréscimo o árbitro principal decidiu adicionar aos 45 minutos regulamentares do esporte. Se você assiste partidas de futebol com frequência, isso não é nenhuma novidade, mas você já parou para pensar em como esse tempo é calculado?

Em competições da FIFA, como a famosa Copa do Mundo, o árbitro é encarregado de registrar quanto tempo extra foi gasto em paradas no ritmo de jogo, o que inclui substituições, faltas, tratamento de lesões e perda de tempo por “quaisquer outras causas”. Os árbitros geralmente acompanham a duração dessas ocorrências em seus relógios de pulso, de modo que, no final de cada matade do jogo, eles fazem uma pequena estimativa do tempo em que a bola “ficou parada” no campo. Obviamente, o árbitro não vai compensar todo o tempo parado nos acréscimos, já que isso poderia significar um aumento de 15 a 20 minutos de tempo extra. Por isso, ele só adiciona o tempo que ele acredita ter sido totalmente prejudicial para o andamento da partida, o que geralmente gira em torno de 3 a 5 minutos.

Como os árbitros de futebol determinam os acréscimos de uma partida de futebol?

As origens dos acréscimos no futebol são motivos de debate até hoje. Uma história amplamente citada, mas sem evidências concretas, diz que tudo começou na Inglaterra em 1891. Na ocasião, o Aston Villa estava ganhando de 1 x 0 do Stoke City já nos minutos finais, quando um jogador do time com a vantagem no placar deliberadamente jogou a bola para fora do estádio para que não sobrasse tempo para o Stoke City conseguir recuperá-la e continuar a partida para tentar o empate. Daí em diante, os árbitros foram autorizados a adicionar um tempo extra para equilibrar quaisquer futuras artimanhas nesse sentido.

Então, quando o seu time favorito acabar perdendo uma partida por conta de um gol sofrido nos acréscimos, lembre-se de culpar o Aston Villa por isso.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!