Se você pegar uma tabela periódica, poderá observar que o símbolo químico do oxigênio é O, o que faz sentido, já que se trata da inicial do seu nome. O mesmo acontece com o cálcio, que é representado por um Ca. O hidrogênio também não fica de fora, sendo descrito por um simples H. No entanto, se você analisar a tabela periódica com mais detalhismo, certamente observará certas “esquisitices” relacionadas ao símbolo de determinado elemento químico e o seu respectivo nome, como por exemplo o mercúrio, que é representado pelo símbolo Hg, e pelo tungstênio, representado por uma surpreendente letra W. Mas afinal, por que os símbolos de alguns elementos são tão diferentes dos seus nomes?

Na verdade, existem algumas coisas que ajudam a explicar a dissonância entre os nomes dos elementos e seus símbolos. Quem diz isso é Sam Kean, autor de “The Disappearing Spoon”, um livro que conta a história da tabela periódica dos elementos. Segundo ele, a resposta está na natureza cosmopolita da tabela. Os elementos químicos foram descobertos e isolados por cientistas de várias partes do mundo, sendo que muitas vezes esses eventos não eram registrados internacionalmente ou simplesmente ocorreram independentemente em mais de um lugar, sem esclarecer o responsável em ter alcançado o feito primeiro.

porque alguns simbolos nao correspondem ao nome do elemento na tabela periodica 1

Tungstênio representado pela letra W? Que bruxaria é essa?!

Desse modo, uma mesma substância poderia ter nomes diferentes em lugares distintos por décadas ou o nome de um elemento poderia vir de um idioma e seu símbolo de outro. Esse é o caso do tungstênio. Seu símbolo é W porque os alemães chamam sempre chamaram esse elemento de ‘wolfrâmio’.

Outras incompatibilidades entre símbolos e nomes surgiram através de cientistas que usavam pesquisas de textos clássicos escritos em árabe, grego e latim. Desse modo, em épocas passadas, os cientistas tinham o costume de usar uma mistura dessas línguas para criar uma espécie de “linguagem comum entre a comunidade científica”. O símbolo Hg para o mercúrio, por exemplo, deriva do latim “hydragyrum”, que por sua vez significa “prata líquida”.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!