Curiosidades

Por que a Páscoa tem ovos e coelhinhos como símbolos?

Por que a Páscoa tem ovos e coelhinhos como símbolos?

Páscoa sempre lembra ovos de chocolate e coelhos. Mas coelhos não põem ovos, certo? Então por que são símbolos da Páscoa? Hoje vamos descobrir. Vem que eu te conto!

Por que ovos são símbolos da Páscoa?

A tradição de presentear pessoas surgiu muitos anos atrás, cerca de três mil anos antes de Cristo. Na Europa, as pessoas trocavam ovos no Equinócio de 21 de março para celebrar o início da primavera e o fi do inverno. Mas não eram ovos de chocolate que eram trocados naquela época, e sim ovos de galinha mesmo, pintados à mão.

Essa tradição surgiu porque ovos são símbolos de vida e fertilidade, pois afinal, de dentro de um ovo sempre sai uma vida, certo? Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, os cristãos passaram a ver nos ovos o símbolo da ressurreição de Cristo e tradição de troca de ovos passou a ser feita na Semana Santa.

Somente a partir do século 19 a tradição dos ovos de chocolate começou, inicialmente na França e depois passaram a tomar conta da celebração de Páscoa.

Mas e o coelho?

Afinal, o coelho não põem ovos! Mas ele também é um símbolo de vida e fertilidade. Você já reparou quantos coelhinhos nascem por vez? Podem chegar até nove filhotes por ninhada. O coelho também é um dos primeiros animais a aparecerem depois de um inverno muito rigoroso.

Leia também: Ovo de Páscoa: Qual comprar em 2019?

O coelho como símbolo da Páscoa é uma tradição mais recente, se formos comparar com a do ovo. Ele passou a aparecer na Alemanha do século 16. E os alemães trouxeram a ideia do coelho para a América no século 19. Assim o costume se propagou e hoje o coelho é o símbolo mais amado da Páscoa.

Dica para a Páscoa 2019

O Canal Experimentando irá experimentar um ovo de chocolate diferente até a Páscoa! Para que você possa conhecer os principais ovos, o valor, sabor, embalagem e brinquedo que vem dentro. Vale a pena dar uma conferida no canal!

Você sabia que era esse o motivo dos símbolos serem coelhos e ovos? Conta pra nós!

Leia Também: