Racismo é a discriminação e preconceito contra pessoas ou grupos por causa de sua etnia ou cor. Mas você sabe o que é racismo estrutural?

O que é racismo estrutural?

Racismo estrutural são os hábitos, práticas, situações e falas embutidos nos nosso dia a dia que promovem o preconceito racial. O racismo estrutural se evidencia quando constatamos que o número de estudantes negros nas universidades é muito pequeno, quando poucas pessoas negras ocupam cargos de chefia nas empresas, quando os cargos de poder são ocupados em sua maioria por pessoas brancas, entre outras situações. Essa situação não choca, não impressiona, pois é assim que a sociedade funciona.

racismotri0curioso

Leia também: Qual é a diferença entre raça e etnia? 

 A sociedade naturalizou o racismo. O nú15mero de negros na universidade é quase ínfimo e tudo bem, é assim que as coisas são. O número de negros mortos por engano, sendo inocentes, é muito maior que o número de brancos mortos, mas tudo bem, faz parte da vida. Um negro é sempre visto como suspeito, enquanto um branco não, mas isso não é nada demais, é a vida. O racismo esta naturalizado, as pessoas nem o percebem, e se percebem, sentem que é natural.

Qual a origem do racismo no Brasil?

A origem e as causas do racismo no Brasil vieram da escravidão.  Os povos de origem africana sofreram por longos anos de escravidão. O Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravatura, e de forma totalmente irresponsável, tirando dos negros as condições mínimas de subsistência que eles tinham quando eram escravizados. Largados a própria sorte, com fome e sem moradia, foi lhes tirado o mínimo que tinham. E ninguém se preocupou em inseri-los no mercado de trabalho ou de educação. Na verdade, foram criadas até leis para suprir os anseios racistas da sociedade, como a lei de 1890 que proibiu a prática e a difusão da capoeira, uma arte de origem africana.

escravidao tri curioso

Naquela época foi aprendido que os negros eram inferiores, indignos, não mereciam confiança, estudo ou oportunidades iguais. Isso perdura até hoje, não tão explícito, mas igual causador de danos.

Você conhecia esses fatos? Conta pra nós!